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Título
[en] COMMITMENT AND SWITCHING INTENTIONS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE CONSUMER AND THE BRAND

Título
[pt] COMPROMETIMENTO E INTENÇÃO DE TROCA: O CONSUMIDOR E A MARCA

Autor
[pt] JULIANA WERNECK RODRIGUES

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] SMARTPHONE

Vocabulário
[pt] CONTINUACAO

Vocabulário
[pt] AFETIVIDADE

Vocabulário
[pt] COMPROMETIMENTO

Vocabulário
[en] CONSUMER

Vocabulário
[en] SMARTPHONE

Vocabulário
[en] CONTINUATION

Vocabulário
[en] AFFECTIVITY

Vocabulário
[en] COMMITMENT

Resumo
[pt] O estudo visa testar e analisar hipóteses relacionadas ao comprometimento do consumidor em relação à marca/produto. Com base em uma análise dos construtos relacionados ao comprometimento de consumidores identificados na literatura, o estudo objetiva avaliar a relação destes com a intenção final de troca de marca, buscando a identificação de efeitos relevantes entre tais construtos. A revisão da literatura apresenta e discute uma série de modelos e análises de acordo com o estudo de Bansal, Irving e Taylor (2004) e aborda também a proposta de modelo de comprometimento bidimensional, já previamente sugerido por Meyer e Allen em seus estudos na década de 90. Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 201 consumidores de serviços de telefonia móvel, todos usuários de smartphones e residentes do Rio de Janeiro. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais, com as relações avaliadas definindo um modelo de comprometimento bidimensional, abordando relações afetivas e instrumentais. Foi comprovado no teste das hipóteses as conclusões uma vez discutidas na literatura: de fato, os antecedentes: satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca tem efeitos diretos nos tipos de comprometimento estudados, os quais por sua vez possuem efeito direto e negativo na intenção do consumidor de trocar ou não de marca, explicando 59 por cento desta intenção final. Os antecedentes, quando mediados pelos respectivos comprometimentos também apresentam efeito indireto na intenção de troca. O modelo estrutural proposto no presente trabalho ilustra tais relações e sua significância quando se trata de consumidores e produtos. Ressaltase, ao contrário do modelo de base do estudo realizado por Bansal, Irving e Taylor (2004), que o comprometimento afetivo foi mais fortemente relacionado com a intenção de troca do que o comprometimento de continuação, mas ambos apresentaram bons níveis de significância, presentes também nas demais relações.

Resumo
[en] The study aims to test and analyze hypotheses related to the consumer commitment to the brand / product. Based on an construct analysis related to the consumer commitment identified in the literature, the study aims to evaluate their relationship with the final intention of brand switching, seeking to identify significant effects between these constructs. The literature review presents and discusses a range of models and analyzes according to the study by Bansal, Irving, and Taylor (2004) and also addresses the proposed two-dimensional model of commitment, previously suggested by Meyer and Allen in their studies in the decade of 90. Through a survey, a sample was collected from 201 consumers of mobile telephony services, all smartphones users and residents of Rio de Janeiro. Data analysis and testing of the proposed hypotheses was performed using structural equation modeling, with the ratios evaluated by defining a twodimensional model of commitment, addressing relationships and instrumental. It has been proven in hypotheses test the conclusions once discussed in the literature: in fact, the antecedents: satisfaction, trust, alternative attractiveness and switching costs have direct effects on commitment types studied, which in turn have direct and negative effect on the switching intentions, explaining 59 per cent of final intention. The antecedents, when mediated by their commitments, also have an indirect effect on switching intention. The structural model proposed in this study illustrates these relationships and their significance when it comes to consumers and products. It should be noted, unlike the basic model of the study by Bansal, Irving, and Taylor (2004), the affective commitment was more strongly related to switching intention than the continuance commitment, but both showed good levels of significance, also present in other relationships.

Orientador(es)
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2012-08-20

Apresentação
2012-03-15

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20240@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20240@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20240


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