Título
[pt] A ABORDAGEM EXPLÍCITA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO
Autor
[pt] CESAR AUGUSTO GONZALEZ
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] LIVRO DIDATICO
Resumo
[pt] Atualmente, é exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais que se aborde a questão da variação linguística na sala de aula de língua materna. Essa exigência afeta também livros didáticos, que, selecionados, comprados e distribuídos para escolas públicas de todo o Brasil por meio do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, trazem todos ao menos um capítulo sobre essa questão. Interessados em saber como é feita a abordagem da variação pelo livro didático, analisamos a coleção de ensino médio mais adotada no estado do Rio Grande do Sul com os objetivos de (1) descrever como a variação é explícitamente discutida em termos das noções de língua, norma e variedades linguísticas populares, e (2) investigar se a concordância verbal – fenômeno variável altamente estigmatizado – tem sua variabilidade discutida. Entende-se que tal discussão é necessária se quisermos combater o preconceito que se associa à concordância verbal variável.
Catalogação
2012-07-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19998@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.19998
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