Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O TWITTER COMO INSTRUMENTO AUXILIAR DE INTERATIVIDADE NA TV ABERTA: UMA APLICAÇÃO NO PROGRAMA CENTRAL DA COPA

Título
[en] TWITTER AS AN INTERACTIVE SUPPORT TOOL FOR BROADCAST TV: AN APPLICATION IN THE CENTRAL DA COPA TV SHOW

Autor
[pt] ILANA TERESA NOVELLO SIQUEIRA

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] TWITTER

Vocabulário
[pt] INTERATIVIDADE

Vocabulário
[pt] TELEVISAO

Vocabulário
[en] CONSUMER

Vocabulário
[en] TWITTER

Vocabulário
[en] INTERACTIVITY

Vocabulário
[en] TELEVISION

Resumo
[pt] Esta pesquisa focaliza as redes sociais e a forma como extrapolaram a função primária de viés social para contemplar adicionalmente outros tipos de manifestações. Estuda particularmente sua utilização na interatividade em programas de TV. Especificamente, analisa como o Twitter trouxe uma oportunidade de interatividade com o telespectador. O estudo optou pelo programa Central da Copa, exibido durante a Copa do Mundo de 2010. Este programa não fazia parte dos produtos de prateleira da emissora, tendo sido veiculado pontualmente em horários não-programados, mas após exibição dos jogos da seleção brasileira. Além disso, foi produzido e exibido em um período específico exclusivamente para discussão de assuntos correlatos à Copa. Por este motivo, para fins de observação de um fenômeno, foi possível examinar dados e estruturar informações pontualmente. Os resultados indicam um comportamento espontâneo por parte da audiência, provocado e estimulado pelos temas abordados durante a exibição. As percepções dos telespectadores sobre as mais diversas características do produto exibido indicam que o Twitter possa, em casos como este, atuar como instrumento de análise de marketing para empresas. Foi possível constatar que ao interagir, telespectadores apontam preferências, percepções e críticas sobre os produtos, o que pode ser utilizado para construir uma estratégia de relacionamento aderente aos reais anseios do público. Um veículo de comunicação em massa que, por natureza, é universal ganha oportunidade de retorno segmentada, imediata e gratuita.

Resumo
[en] This research focuses on social networking and how they extrapolated the primary function of social bias to additionally include other types of events. It studies particularly its use in interactive TV programs. Specifically, it analyzes how Twitter has brought an opportunity for interactivity with the viewer. The study opted for Central da Copa (Central Cup program), broadcasted during the 2010 Soccer World Cup. This program was not part of TV Globo´s schedule. It was broadcasted after the games of the Brazilian national team. Furthermore, it was produced and broadcasted in a specific period only to discuss issues related to theSoccer World Cup. Therefore, observing this phenomenon, it was possible to exam the data and structure all the information. The results indicate a spontaneous behavior from the audience, provoked and stimulated by the topics discussed during the exhibition. The perceptions of viewers on several characteristics of the product displayed may indicate that Twitter, in cases like this, acts as an analytical tool for marketing companies. It was found that when interacting, viewers point their preferences, perceptions and criticisms about the products. This information can be used to build a relationship strategy related to the real desires of the public. A universal mass communication vehicle such as TV Globo gains targeted, immediate and free opportunity.

Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO

Banca
MANOEL MARCONDES MACHADO NETO

Catalogação
2012-03-20

Apresentação
2011-08-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19289@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19289@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19289


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