Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH

Título
[pt] MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Autor
[pt] MURILO SCOZ

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] MIDIA

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] SEMIOTICA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] MEDIA

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Vocabulário
[en] SEMIOTICS

Resumo
[pt] Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais. Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação publicitária.

Resumo
[en] This study discusses the growing presence of non-massive advertising initiatives. The origin of this phenomenon is associated with different aspects that make the contemporary communicational scenario a space of media convergence, direct interaction between consumers and individualisation. Focusing on smaller groups of actors rather than big massive targets, advertisers are directing specific messages to one-person targets, taken into their own idiosyncrasies, and increasingly independent of social imperatives. In this sense, the work discusses the role of so-called hyperconsumers as brands and advertising agents, and the emergence of a form of content distribution centered on the co-presence of individuals. From a semiotic perspective, the study seeks to analyze the semantic aspects involved in this personalized form of communication, usually marked by ludicism and immersion. Finally, through the contact between design process and advertising, this research proposes an interdisciplinary approach of both areas, which can indicate some contributions of Design methodology in advertising communication practice.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER

Banca
GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA

Banca
SANDRA REGINA RAMALHO E OLIVEIRA

Catalogação
2012-03-14

Apresentação
2011-09-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19274


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF