Título
[pt] ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO PSICOMÉTRICA DO AGES AND STAGES QUESTIONNAIRES (ASQ) EM CRECHES PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] TRANSCULTURAL ADAPTATION AND PSYCHOMETRIC ASSESSMENT OF THE AGES AND STAGES QUESTIONNAIRE (ASQ) AS AN INDEX FOR CHILD DEVELOPMENT IN THE PUBLIC CARE CENTERS SYSTEM FROM RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] ALBERTO FILGUEIRAS
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Vocabulário
[pt] PSICOMETRIA
Vocabulário
[en] EVALUATION
Vocabulário
[en] DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] PSYCHOMETRIC
Resumo
[pt] O Ages and Stages Questionnaire Terceira Edição (ASQ-3) é um teste de screening usado para detectar atrasos no desenvolvimento em crianças na idade pré-escolar. Apesar de ter sido traduzido para diversas línguas como Espanhol, Francês, Dinamarquês, Holandês, Coreano e Chinês, o ASQ ainda não foi traduzido para o Português ou estudado no Brasil. Neste estudo, as propriedades psicométricas do ASQ-BR foram examinadas para compreender a eficácia do instrumento no sistema público de creches e pré-escolas. A retro-tradução foi utilizada, e adaptações culturais foram feitas para assegurar a adaptação completa do teste para a cultura brasileira. A versão final do ASQ-BR foi aplicada em uma amostra de 46.650 crianças em creches públicas do município do Rio de Janeiro. A Teoria Clássica dos Testes (TCT; Alfa de Cronbach e Correlação Item-Total), e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) baseada na análise de Mokken (H de Loevinger e rho de MS) e modelo de análise de Rasch (médias quadráticas de infit e outfit, confiabilidade de itens e pessoas) foram usadas. O coeficiente alfa de Cronbach oscilou entre 0.52 e 0.89, e a Correlação Item-Total revelou apenas 50 dos 570 itens (8.8 por cento) abaixo de 0.30. A análise de Mokken corroborou com a TCT. Na análise Rasch, apenas 53 dos 570 itens (9.3 por cento) mostraram problemas de ajuste, mas nenhum item apresentou infit maior que 2.0. Confiabilidade da Pessoa variou entre 0.34 e 0.62 e Confiabilidade do Item oscilou entre 0.83 e 0.99. No geral, o instrumento mostrou boas propriedades psicométricas. Os resultados e o uso da SQ-BR no sistema público de creches e pré-escolas são discutidos.
Resumo
[en] The Ages and Stages Questionnaire Third Edition (ASQ-3) is a screening test used to detect developmental delays in pre-school children. Despite being translated for many languages such as Spanish, French, Danish, Dutch, Korean and Chinese, ASQ have not been translated to Brazilian Portuguese or studied in Brazil yet. In this study, Psychometric properties of ASQ-BR were examined to understand the effectiveness of the instrument in public child care centers system. Back-translation was used and, cultural adaptations were made to assure the full adaptation of the test to Brazilian culture. The final version of ASQ-BR was used in 45,650 children in public child care centers from Rio de Janeiro. Classical Test Theory (CTT; Cronbach’s alpha and item-to-total correlations), and Item Response Theory (IRT) based on Mokken analysis (Loevinger’s H and MS rho) and Rasch modeling analysis (infit and outfit mean squares, and person and item reliability) were used. Cronbach’s coefficient alpha ranged from 0.52 to 0.89, and item-to-total correlations revealed only 50 of 570 items (8.8 per cent) under 0.30. Mokken analysis corroborated with CTT indexes. In Rasch analysis, only 53 of 570 (9.3 per cent) items showed misfit problems, but no item presented infit higher than 2.0. Person reliability ranged from 0.34 to 0.62 and item reliability ranged from 0.83 to 0.99. Overall, the instrument showed good psychometric properties. The results and the usage of ASQ-BR in public child care system are discussed.
Orientador(es)
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
RODOLFO DE CASTRO RIBAS JUNIOR
Catalogação
2012-03-13
Apresentação
2011-11-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19270@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19270@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19270
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF