Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA LEITURA EM INGLÊS: UMA PROPOSTA CRÍTICO-REFLEXIVA

Autor
[pt] RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] REFLEXAO CRITICA

Resumo
[pt] Este artigo trata do uso de uma abordagem de gêneros discursivos apoiada em Bakhtin (1992), como mediadores da ação humana e motivadores de atividades de leitura de textos em inglês. Algumas concepções de gêneros discursivos são apresentadas para situar o trabalho no escopo da pesquisa na área (cf. Swales, 1990; Bazerman, 2005 e Marcuschi, 2007). Proponho uma apreciação do modelo apresentado por Ramos (2004), a fim de contextualizar o trabalho feito em um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade pública, no Rio de Janeiro. O processo de formação desses futuros professores é orientado por uma visão de discurso como ação social (cf. Moita Lopes, 2003). Uma atividade de leitura elaborada por um dos participantes do projeto é apresentada e analisada a partir desse olhar. A análise aponta para um dos objetivos do projeto: o desenvolvimento da reflexão crítica ao longo do processo de formação inicial do professor.

Catalogação
2011-12-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18843@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18843


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF