Título
[pt] CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DE CULTURA EM TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Autor
[pt] GUILHERME JOTTO KAWACHI
Vocabulário
[pt] CULTURA
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre a possibilidade de abordagem de aspectos culturais em três teorias de aquisição de linguagem: behaviorismo, inatismo e sociointeracionismo. Inicialmente, descrevo (brevemente) o momento sócio-histórico contemporâneo, focalizando as frequentes relações de intercâmbio cultural entre pessoas dos mais diversos países. Esses contatos se dão nos mais variados âmbitos e, permeados pelas demandas da pós-modernidade e globalização que vivemos, ocorrem invariavelmente em Língua Inglesa (LI). As interações entre representantes de nações distintas são muitas vezes permeadas por pressupostos socioculturais contrastantes. Nesse sentido, enfatizo a necessidade de estudos que avaliem a abordagem de cultura (do aprendiz e do estrangeiro) no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). Apresento, posteriormente, conceitos básicos referentes às três teorias de aquisição de linguagem mencionadas, e teço considerações acerca da possibilidade de orientação na cultura-alvo (BARBOSA, 2009) em cada uma das teorias.
Catalogação
2011-12-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18840@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18840
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF