Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174

Título
[pt] FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174

Autor
[pt] BRUNA RAFAELA VEIGA BRASIL

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] ETICA

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] DOCUMENTARY

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] ETHICS

Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION

Resumo
[pt] O propósito deste trabalho consiste em analisar o espaço ético nas representações sociais do cinema brasileiro contemporâneo. Para compreensão dos limites entre ficção e documentário, e entre filme baseado ou inspirado em fatos reais, tomam-se para análise comparativa o documentário e a ficção realizados sobre a rendição armada do ônibus 174 por Sandro do Nascimento, em junho de 2000: Ônibus 174(2002), de José Padilha e Última parada 174 (2009), de Bruno Barreto. Estes filmes constroem discursos sobre o local (a cidade do Rio de Janeiro) de múltiplos pontos de vista transnacionais, o que nos leva ao questionamento sobre o olhar estrangeiro na construção da representação do local. Para a análise dos filmes propõe-se aplicar o conceito de axiografia, desenvolvido por Bill Nichols, não só a obras classificadas como documentários, mas também às ficções baseadas em fatos reais.

Resumo
[en] The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2002), José Padilha and last stop 174 (2009), Bruno Barreto. These films are building speeches about the location (the city of Rio de Janeiro) multiple viewpoints transnational, raising questions about the look abroad in construction of local representation. For the analysis of films proposed to apply the concept of axiografia developed by Bill Nichols not only the works classified as documentaries, but also to fictions based on real events.

Orientador(es)
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
ALBERTO CIPINIUK

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
CONSUELO DA LUZ LINS

Catalogação
2011-12-14

Apresentação
2011-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18792@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18792@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18792


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF