Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESCOLHAS ESCOLARES E OPÇÕES PROFISSIONAIS: ENTRE A FAMÍLIA A ESCOLA E OS AMIGOS, QUE PAPEL DESEMPENHAM OS MEDIA?

Autor
[pt] MARIA BENEDITA PORTUGAL E MELO

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[pt] TELEVISAO

Resumo
[pt] Neste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor.

Catalogação
2011-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18784@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF