Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GOVERNAÇÃO DA ESCOLA E EXCELÊNCIA ACADÉMICA: AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DISTINGUIDOS NUM QUADRO DE EXCELÊNCIA

Autor
[pt] JOSÉ AUGUSTO PALHARES

Autor
[pt] LEONOR TORRES

Vocabulário
[pt] CULTURA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Resumo
[pt] Integrando-se no desenvolvimento de um projeto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. Os dados que mobilizamos provêm de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, reportando-se ao universo dos alunos que desde 2003 até à atualidade têm sido distinguidos por resultados escolares iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20) e incluídos no Quadro de Excelência dessa escola. A partir de um enfoque contextualizado desta prática educativa, elegemos, num momento preliminar, as especificidades culturais da escola-objeto como um suporte analítico para o estudo das dimensões escolares e não-escolares nas suas mútuas articulações, recorrendo para o efeito a informações provenientes da análise documental e de dados recolhidos pela administração de um inquérito por questionário a mais de dois terços dos alunos que integraram o referido Quadro de Excelência. No seguimento, tomaremos os dados deste inquérito para compreender até que ponto a excelência escolar é percecionada como uma construção social indissociável da matriz política e organizacional da escola, designadamente ao nível das orientações educativas e pedagógicas adotadas pelo órgão de direção (conselho executivo / diretor), no quadro da autonomia contratualizada que essa escola assinou e tem vindo a desenvolver no âmbito das suas possibilidades.

Catalogação
2011-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18781@1


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF