Título
[pt] QUALIDADE DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM E MAU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES OFICIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Título
[en] QUALITY IN PUBLIC SCHOOLS WITH DIFFERENT PERFORMANCES IN OFFICIAL EVALUATIONS: A COMPARATIVE STUDY
Autor
[pt] ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[pt] PIERRE BORDIEU
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT
Vocabulário
[en] PIERRE BORDIEU
Resumo
[pt] O texto mostra os resultados de um estudo comparativo entre duas
escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro,
uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da
Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo
dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por
questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro
de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar as
características organizacionais e sociopedagógicas de cada unidade de ensino;
delinear os perfis socioeconômico e sociodemográfico dos agentes educativos
(professores, pais e alunos); descrever a relação família-escola; identificar as
práticas pedagógicas e perceber a relação estabelecida entre o poder público e
as escolas. O estudo, que teve como referência teórica a obra de Pierre Bourdieu
e manteve diálogo com importantes autores da Sociologia da Educação, concluiu
que elementos como gestão e clima escolares, motivação docente, expectativas
dos professores em relação ao futuro dos alunos, escolha da escola pelas famílias
e condições de funcionamento das escolas podem interferir na produção ou não
da qualidade de ensino nas escolas pesquisadas. Além disso, uma análise mais
aprofundada revela que o preconceito contra a favela e seus moradores, a pouca
atenção do Estado em relação às instituições dentro dos espaços de favela e a
negação de direitos básicos do cidadão pelo Estado, criando estigmas e
representações, acirrando as desigualdades sociais, devem ser considerados.
Resumo
[en] The article brings the results of a comparative study in two public schools in the
city of Rio de Janeiro, one which tested above average city standard of Prova
Brasil (2005 and 2007) applied to students in 9th grade and another with
results below this average. The analysis of empirical data (survey SOCED for
parents, students and teachers from two schools; records and interviews with
members of the directions) allowed us to identify the organizational and social
characteristics of each teaching unit; outline the socioeconomic profiles and
school staff (teachers, parents and students); describe the family-school
relationship, identifying the pedagogical practices and the relationship
established between the public and schools. The study took as reference the
theoretical work of Pierre Bourdieu and dialogue with important authors of the
Sociology of Education, concluded that elements such as management and school
climate, teacher motivation, teacher’s expectations about students, school
choice for families and working conditions of schools cannot interfere with the
production or the quality of education. Moreover, another analysis of the
residents of impoverished areas of the city shows that the little attention the
state for the institutions located in these areas and the denial of basic rights of
citizens by the State create stigmas and representations that increase social
inequalities.
Catalogação
2011-10-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF