Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] QUALIDADE DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM E MAU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES OFICIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Título
[en] QUALITY IN PUBLIC SCHOOLS WITH DIFFERENT PERFORMANCES IN OFFICIAL EVALUATIONS: A COMPARATIVE STUDY

Autor
[pt] ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO

Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO

Vocabulário
[pt] PIERRE BORDIEU

Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL

Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT

Vocabulário
[en] PIERRE BORDIEU

Resumo
[pt] O texto mostra os resultados de um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar as características organizacionais e sociopedagógicas de cada unidade de ensino; delinear os perfis socioeconômico e sociodemográfico dos agentes educativos (professores, pais e alunos); descrever a relação família-escola; identificar as práticas pedagógicas e perceber a relação estabelecida entre o poder público e as escolas. O estudo, que teve como referência teórica a obra de Pierre Bourdieu e manteve diálogo com importantes autores da Sociologia da Educação, concluiu que elementos como gestão e clima escolares, motivação docente, expectativas dos professores em relação ao futuro dos alunos, escolha da escola pelas famílias e condições de funcionamento das escolas podem interferir na produção ou não da qualidade de ensino nas escolas pesquisadas. Além disso, uma análise mais aprofundada revela que o preconceito contra a favela e seus moradores, a pouca atenção do Estado em relação às instituições dentro dos espaços de favela e a negação de direitos básicos do cidadão pelo Estado, criando estigmas e representações, acirrando as desigualdades sociais, devem ser considerados.

Resumo
[en] The article brings the results of a comparative study in two public schools in the city of Rio de Janeiro, one which tested above average city standard of Prova Brasil (2005 and 2007) applied to students in 9th grade and another with results below this average. The analysis of empirical data (survey SOCED for parents, students and teachers from two schools; records and interviews with members of the directions) allowed us to identify the organizational and social characteristics of each teaching unit; outline the socioeconomic profiles and school staff (teachers, parents and students); describe the family-school relationship, identifying the pedagogical practices and the relationship established between the public and schools. The study took as reference the theoretical work of Pierre Bourdieu and dialogue with important authors of the Sociology of Education, concluded that elements such as management and school climate, teacher motivation, teacher’s expectations about students, school choice for families and working conditions of schools cannot interfere with the production or the quality of education. Moreover, another analysis of the residents of impoverished areas of the city shows that the little attention the state for the institutions located in these areas and the denial of basic rights of citizens by the State create stigmas and representations that increase social inequalities.

Catalogação
2011-10-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF