Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SCHOOL WEBSITES: AN INTERFACE IN THE IMAGE QUALITY OF PRIVATE SCHOOLS

Título
[pt] WEBSITES ESCOLARES: UMA INTERFACE NA PROJEÇÃO DA IMAGEM DE QUALIDADE DAS ESCOLAS PRIVADAS

Autor
[pt] ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM

Autor
[pt] LUIZA HELENA LAMEGO FELIPE

Vocabulário
[pt] SITE

Vocabulário
[pt] ESCOLAS DE PRESTIGIO

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[en] SITE

Vocabulário
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Resumo
[pt] Este texto faz parte de uma pesquisa sobre os processos de produção da qualidade de ensino em escolas de prestígio no município do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar as características institucionais que favorecem a projeção da imagem de excelência educacional das instituições investigadas. O trabalho utiliza como principal instrumento os websites de dois estabelecimentos da rede privada de ensino que atendem a públicos distintos. O conteúdo dos sites foi analisado a partir dos estudos da sociologia da educação, em particular os trabalhos de Pierre Bourdieu, e foi utilizada a análise de conteúdo para produzir inferências sobre os dados neles apresentados. Foi possível perceber que cada instituição interpreta a qualidade de maneira singular e projeta uma imagem de excelência como uma marca distintiva. Esta marca pode ser observada nos websites, seja em sua história, no projeto educacional ou no design gráfico, contribuindo, por um lado, para consolidar sua imagem de qualidade e, por outro, para estabelecer um compromisso de todos os agentes escolares com o projeto educacional da escola.

Resumo
[en] This text is part of a research on the production processes of the quality of education in prestigious schools in the municipality of Rio de Janeiro and aims to analyze the institutional features that favor the projection image of educational excellence. The paper uses as its main instrument the websites of two establishments of private schools that serve different audiences. The content of the sites was analyzed from the studies of sociology of education, in particular the work of Pierre Bourdieu, and was used content analysis to produce inferences about the data they presented. It was possible to see that each institution plays a unique way and quality of projects an image of excellence as a hallmark. This brand can be found on the websites, either in its history, or educational project in graphic design, contributing to consolidate its image quality and to establish a commitment to all school professionals in the educatin project.

Catalogação
2011-10-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18495@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18495@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF