Título
[en] SCHOOL WEBSITES: AN INTERFACE IN THE IMAGE QUALITY OF PRIVATE SCHOOLS
Título
[pt] WEBSITES ESCOLARES: UMA INTERFACE NA PROJEÇÃO DA IMAGEM DE QUALIDADE DAS ESCOLAS PRIVADAS
Autor
[pt] ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
Autor
[pt] LUIZA HELENA LAMEGO FELIPE
Vocabulário
[pt] SITE
Vocabulário
[pt] ESCOLAS DE PRESTIGIO
Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO
Vocabulário
[en] SITE
Vocabulário
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE
Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN
Resumo
[pt] Este texto faz parte de uma pesquisa sobre os processos de produção da
qualidade de ensino em escolas de prestígio no município do Rio de Janeiro e
tem como objetivo analisar as características institucionais que favorecem
a projeção da imagem de excelência educacional das instituições
investigadas. O trabalho utiliza como principal instrumento os websites de
dois estabelecimentos da rede privada de ensino que atendem a públicos
distintos. O conteúdo dos sites foi analisado a partir dos estudos da
sociologia da educação, em particular os trabalhos de Pierre Bourdieu, e foi
utilizada a análise de conteúdo para produzir inferências sobre os dados
neles apresentados. Foi possível perceber que cada instituição interpreta a
qualidade de maneira singular e projeta uma imagem de excelência como uma
marca distintiva. Esta marca pode ser observada nos websites, seja em sua
história, no projeto educacional ou no design gráfico, contribuindo, por um
lado, para consolidar sua imagem de qualidade e, por outro, para estabelecer
um compromisso de todos os agentes escolares com o projeto educacional
da escola.
Resumo
[en] This text is part of a research on the production processes of the quality
of education in prestigious schools in the municipality of Rio de Janeiro and
aims to analyze the institutional features that favor the projection image
of educational excellence. The paper uses as its main instrument the
websites of two establishments of private schools that serve different
audiences. The content of the sites was analyzed from the studies of
sociology of education, in particular the work of Pierre Bourdieu, and was
used content analysis to produce inferences about the data they presented.
It was possible to see that each institution plays a unique way and quality of
projects an image of excellence as a hallmark. This brand can be found on
the websites, either in its history, or educational project in graphic design,
contributing to consolidate its image quality and to establish a commitment
to all school professionals in the educatin project.
Catalogação
2011-10-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18495@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18495@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF