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Título
[pt] CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E PAIS E PROFESSORES

Autor
[pt] CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] GESTAO DEMOCRATICA

Vocabulário
[pt] GESTAO EDUCACIONAL

Resumo
[pt] Este artigo discute os conselhos escolares, a eleição de diretores e o projeto político pedagógico como instrumentos da gestão democrática em escolas de ensino fundamental, reconhecidas pelo êxito acadêmico comprovado em exames nacionais. Na análise foram consideradas as percepções dos pais e professores destas escolas obtidas através de um survey, entrevistas e questionários, mediados às disposições legais. A análise dos dados evidenciou que a gestão democrática e os correlatos instrumentos de participação não se efetivam plenamente nestas escolas. O empenho dos pais pela qualidade do ensino ministrado, e pela aprendizagem, parece não repercutir na participação na gestão escolar. E, no caso dos professores, a elaboração do Projeto Político- Pedagógico sugere baixo protagonismo, indicando que este instrumento não se constitui como componente central das práticas docentes.

Catalogação
2011-10-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18491@1


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