Título
[pt] CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E PAIS E PROFESSORES
Autor
[pt] CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] GESTAO DEMOCRATICA
Vocabulário
[pt] GESTAO EDUCACIONAL
Resumo
[pt] Este artigo discute os conselhos escolares, a eleição de diretores e o projeto
político pedagógico como instrumentos da gestão democrática em escolas de
ensino fundamental, reconhecidas pelo êxito acadêmico comprovado em exames
nacionais. Na análise foram consideradas as percepções dos pais e professores
destas escolas obtidas através de um survey, entrevistas e questionários,
mediados às disposições legais. A análise dos dados evidenciou que a gestão
democrática e os correlatos instrumentos de participação não se efetivam
plenamente nestas escolas. O empenho dos pais pela qualidade do ensino
ministrado, e pela aprendizagem, parece não repercutir na participação na
gestão escolar. E, no caso dos professores, a elaboração do Projeto Político-
Pedagógico sugere baixo protagonismo, indicando que este instrumento não se
constitui como componente central das práticas docentes.
Catalogação
2011-10-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18491@1
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