Título
[pt] TEORIA DA TRANSCENDÊNCIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES
Autor
[pt] JOAO MORAES NETO
Vocabulário
[pt] CONSTITUCIONALIDADE
Vocabulário
[pt] NORMA
Vocabulário
[pt] DECISAO
Resumo
[pt] O trabalho busca analisar a teoria da transcendência dos motivos determinantes, aplicada às decisões do STF em controle concentrado abstrato de constitucionalidade.
A teoria da transcendência dos motivos determinantes surgiu nos países da Commom Law. Ela busca justificar a extensão do efeito vinculante, de que são dotadas as decisões do STF em controle concentrado de constitucionalidade, aos motivos que fundamentaram a decisão.
Em princípio, a eficácia erga omnes e o efeito vinculante abrangem somente o dispositivo da sentença. Entretanto, toda decisão judicial traz um holding, que é a norma advinda da interpretação do ordenamento jurídico para a resolução do caso concreto. Essa teoria busca cobrir o holding com o efeito vinculante.
A adoção da teoria serviria para pacificar questões constitucionalmente relevantes para o País, uma vez que, como o efeito vinculante das decisões do STF não estaria limitado ao dispositivo, o Supremo só teria que se pronunciar uma única vez sobre a constitucionalidade de determinada questão e essa decisão abrangeria também outros diplomas normativos com o mesmo conteúdo.
Orientador(es)
MARIANNA MONTEBELLO WILLEMAN
Catalogação
2011-09-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18320@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18320
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF