Título
[pt] ISSO É O QUE NÃO MUDOU AINDA: DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA E COTIDIANO ESCOLAR
Título
[en] THAT’S WHAT HAVEN’T CHANGED YET: SEXUAL DIVERSITY, HOMOPHOBIA AND SCHOOL DAILY
Autor
[pt] RAQUEL ALEXANDRE PINHO DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE
Vocabulário
[pt] HOMOFOBIA
Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] INTERCULTURALITY
Vocabulário
[en] HOMOPHOBIA
Vocabulário
[en] DIVERSITY
Resumo
[pt] Diante da sociedade plural em que vivemos, na qual existem diferentes opções de identificação nas hierarquias de pertencimento, como estão representadas para jovens do Ensino Médio as questões de sexualidade? Existem mecanismos de heteronormatividade inseridos nas relações sociais, mais especificamente, nas relações escolares? Como a educação escolar trabalha a discriminação, o preconceito e a violência direcionados às sexualidades? Se existem, quais as diretrizes políticas e pedagógicas que atuam neste quadro? Esta dissertação se propõe a ser uma análise de se e como a homofobia está presente no cotidiano escolar, por isso buscou entender: (1) como os/as jovens do Ensino Médio de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro percebem a diversidade sexual, (2) se ocorre uma valorização da heterossexualidade e (3) como é vivenciada e discutida a diversidade sexual nesse cotidiano escolar. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de dois instrumentos: grupo focal e entrevistas semi-estruturadas, realizados com quatorze estudantes. Assim, verificaram-se, nos discursos dos/as jovens pesquisados/as, uma concordância com a existência da homofobia, vivenciada inclusive dentro da escola, e uma afirmação de que esta temática não é trabalhada nas atividades pedagógicas. Concomitante a isso, esta pesquisa também articulou algumas questões interculturais a uma proposta de ensino que valorize a diversidade sexual. Para, por fim, debater a relevância de uma educação sexual não homofóbica, voltada para a Educação Básica.
Resumo
[en] Given the plural society in which we live, where different options of identification in the hierarchies of belonging, how are the questions of sexuality represented for adolescents in High School? Are there mechanisms of heteronormativity inserted in social relations, more specifically, in school relations? How does the school education deal the discrimination, prejudice and violence directed against sexualities? If in existence, which political and pedagogical directives act in this scenario? This dissertation sets itself to be an analysis of if and how homophobia is present in school daily life, in search to understand (1) how adolescents in High School of a public school of Rio de Janeiro acknowledge sexual diversity and homophobia, (2) the occurrence of an appreciation for heterosexuality and (3) how sexual diversity is experienced and discussed in school activities. For such, a qualitative research was chosen, through two instruments: focal groups and semi-structured interviews, conducted with 14 students. This way, it confirmed a concordance with the existence of homophobia was observed in the speeches of the adolescents addressed, lived even inside the school, as well a affirmation that this thematic is not inserted in pedagogical activities in and outside the classroom. Associated to this, it was also perceived the articulation of some intercultural questions to a proposal of teaching that values sexual diversity. The goal being to debate the relevance of a non-homophobic education, turned to Basic Education.
Orientador(es)
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Banca
ANDERSON FERRARI
Catalogação
2011-09-20
Apresentação
2011-03-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18281@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18281@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18281
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF