Título
[pt] A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA E VISUAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Autor
[pt] JULIANA DA SILVA PASSOS
Vocabulário
[pt] NECESSIDADE
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Resumo
[pt] O presente trabalho tem como intuito discutir a tendência contemporânea de representar o portador de necessidades especiais nos livros didáticos de língua inglesa e de que maneira se dão tais representações. Estas se limitam a grupos específicos de portadores de necessidades especiais – em geral os cadeirantes – e são, via de regra, estabelecidas através da linguagem visual unicamente. Interessa-nos discutir quem é o sujeito representado e que tipo de discurso visual se constrói e com que propósitos. Igualmente, interessa-nos o fato destas representações não se construírem no plano da linguagem escrita e quais as possíveis significações destas representações exclusivamente visuais e como estas contribuem (ou não) para a formação da identidade e do discurso social em torno dos sujeitos representados e da deficiência.
Catalogação
2011-07-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17882@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.17882
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