Título
[pt] ESCOLA E NOVAS TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor
[pt] FLAVIA LOPES LOBÃO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM
Resumo
[pt] A intenção deste texto é discutir a inserção das tecnologias no contexto educativo, apresentada muitas vezes através de um discurso eufórico, que defende a inclusão das novas tecnologias nas práticas pedagógicas como possibilidade de transformação na qualidade de ensino. Neste trabalho se questiona a interpretação de que a incorporação de avanços tecnológicos por si só seria, a priori, a expressão da democratização da educação, redentora de uma escola supostamente tradicional e desinteressante. No questionamento desta visão, parte-se do pressuposto de que a linguagem, o mundo social - e aqui está incluída a escola - são fundamentalmente dialógicos, ou seja, caracterizados pela interação entre diferentes perspectivas e pontos de vista.
Catalogação
2011-07-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17881@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.17881
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF