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Título
[pt] A GESTÃO DE MUDANÇAS EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS DE INTERESSE PÚBLICO: UMA PERSPECTIVA DOS CONSULTORES

Título
[en] THE MANAGEMENT OF CHANGE IN BRAZILIAN ORGANIZATIONS OF PUBLIC INTEREST: AN OVERVIEW OF ADVISORS

Autor
[pt] BETANIA DUMOULIN DOS REIS

Vocabulário
[pt] GESTAO DA MUDANCA

Vocabulário
[pt] RESULTADO

Vocabulário
[pt] MUDANCA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[en] CHANGE MANAGEMENT

Vocabulário
[en] RESULT

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CHANGE

Resumo
[pt] O presente estudo tem por objetivo analisar os impactos gerados pela adoção do modelo Gestão por Resultados em organizações brasileiras do setor público, com 4 enfoques: I) identificar que fatores estimulam a adoção deste modelo de gestão; II) analisar as dimensões organizacionais impactadas; (iii) refletir sobre os fatores restritivos e facilitadores à implantação deste modelo, tanto organizacionais quanto individuais; e (iv) identificar as principais técnicas de gestão de mudanças utilizadas. A análise é construída com base na percepção de consultores especializados e pioneiros na implantação da gestão por resultados em organizações brasileiras do setor público. É pautada em entrevistas em profundidade, realizadas em janeiro e fevereiro de 2010. Trata-se de uma pesquisa fenomenográfica. A fenomenografia é estudo empírico sobre as diferentes formas de como as pessoas experimentam, interpretam, percebem, apreendem, compreendem e conceituam um fenômeno, um assunto ou um determinado aspecto da realidade. O objetivo central dessa teoria é compreender os fenômenos a partir do ponto de vista de quem os vivencia. É análise coletiva das experiências individuais. A pesquisa identifica quatro espaços de resultados: i) Fatores impulsionadores, externos e internos à organização; Dimensões impactadas, da estratégia à cultura; iii) Fatores críticos à mudança, tanto organizacionais quanto individuais; e iv) Métodos de gestão de mudança. A pesquisa conclui que os resultados obtidos durante a fase de implantação do modelo Gestão por Resultados geram uma experimentação positiva na instituição que o adota, que acaba por estimular a busca por resultados e excitar a adequação do arcabouço institucional, o que, conseqüentemente, tende, em longo prazo, ainda que de forma intermitente, a fomentar a adoção de práticas de gestão por resultados por outras organizações do setor público brasileiro.

Resumo
[en] This study aims to analyze the impacts generated by the adoption of the model Managing for Results in Brazilian public sector organizations, with four approaches: i) identify factors that stimulate the adoption of this management model; II) to analyze the organizational dimensions impacted; (iii) discuss the factors constraining and facilitating the implementation of this model, both organizational and individual, and (iv) identify the main techniques used in change management. The analysis is built on the perception of expert consultants and pioneers in the implementation of managing for results in Brazilian public sector organizations. It is based on interviews held in January and February 2010. This is a phenomenographic study. Phenomenography is empirical study on the different ways of how people experience, interpret, understand, perceive, understand and conceptualize a phenomenon, a subject or a certain aspect of reality. The main objective of this theory is to understand the phenomena from the viewpoint of those who experience them. It s collective analysis of individual experiences. The research identifies four areas of results: i) Factors boosters, external and internal to the organization; Dimensions impacted, the culture and the strategy, iii) critical factors for change, organizational and individual, and iv) methods of change management. The research concludes that the results obtained during the implementation of Managing for Results model experiments generate a positive institution that adopts it, which ultimately stimulate the search for exciting results and the adequacy of the institutional framework, which consequently tends long-term, albeit intermittently, to promote the adoption of practices to manage for results by other public sector organizations in Brazil.

Orientador(es)
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
PATRICIA AMELIA TOMEI

Banca
MARIO COUTO SOARES PINTO

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Catalogação
2011-06-21

Apresentação
2011-03-03

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17707@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17707@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17707


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