Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO

Título
[en] THE USE OF SOCIAL MEDIA AS A TOOL FOR NEW VENTURE CREATION: A CASE STUDY

Autor
[pt] MARCOS PAULO GARRIDO BITTENCOURT DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] NEGOCIO

Vocabulário
[pt] MARKETING DE RELACIONAMENTO

Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO

Vocabulário
[en] BUSINESS

Vocabulário
[en] MARKETING OF RELATIONSHIP

Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP

Resumo
[pt] O propósito deste estudo é descrever e analisar o processo de criação de uma empresa por meio das mídias sociais. Para tal, foi selecionado o caso da Casar é Fácil, cerimonial especializado na realização de casamentos, que iniciou suas atividades em 2006. O referencial teórico baseou-se nas teorias de marketing de relacionamento e de evolução das mídias para compreender o processo de gestão de marketing baseada na utilização das mídias sociais como canal de comunicação com os clientes. Para melhor entendimento do contexto em que se insere o estudo de caso, foi feita uma análise do fenômeno das redes sociais e do mercado de casamentos no Brasil. Os dados da empresa foram obtidos por meio de pesquisa documental e entrevistas realizadas com a empreendedora, criadora da Casar é Fácil. A análise focou as vantagens e desafios que envolvem a utilização das redes sociais nos negócios, e, em especial, nos primeiros passos de uma nova empreitada empresarial.

Resumo
[en] This study aimed at describing and analyzing the process of new venture creation using social media. The empirical evidence is based on the creation and development of Casar é Fácil, a wedding planning service that started its activities in 2006. The literature review included theories on relationship marketing and media evolution to understand the marketing management process based on the use of social media as a firm’s primary communication channel with its customers. To provide a better understanding of the context of the case study, it was necessary to analyze the social media phenomenon and the wedding market in Brazil. Company data were retrieved from documental research and interviews with the entrepreneur and founder of Casar é Fácil. The analysis focused on the advantages and disadvantages related to the use of social media in business, with special emphasis in a startup’s initial steps.

Orientador(es)
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
LUIS ANTONIO DA ROCHA DIB

Catalogação
2011-06-07

Apresentação
2010-12-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17611@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17611


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF