Título
[pt] ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH
Título
[fr] DIMENSIONS PERFORMATIVES DE L’EXPÉRIENCE THÉÂTRALE CONTEMPORAINE: UN DIALOGUE CONSTRUCTIVISTE AVEC RENÉ POLLESCH
Autor
[pt] MARIANA MAIA SIMONI
Vocabulário
[pt] TEATRO
Vocabulário
[pt] DRAMATURGIA
Vocabulário
[pt] POS MODERNO
Vocabulário
[fr] THEATRE
Resumo
[pt] Esta tese se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe
determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade
e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. As
proposições de Hans Ulrich Gumbrecht, bem como as pesquisas da teórica do teatro
Josette Féral – buscando integrar, de forma não dicotômica, pares conceituais como
razão e emoção; mente e corpo; produção de sentido e produção de presença; teoria e
prática – operam como ferramentas metodológicas centrais destas investigações. A
partir de uma moldura teórica sistêmica e construtivista, a tese enfoca o trabalho do
diretor de teatro alemão René Pollesch, e sua inserção ambivalente na cena teatral da
Alemanha do presente ao justapor repertórios teóricos complexos a elementos da
cultura pop. O olhar para estas encenações procura delinear seu lugar muito particular
tanto no sistema teatral quanto literário segundo alguns conceitos pertencentes a
ambos os campos disciplinares, tais como pós-dramático (Lehmann),
performativo (Féral) e pós-moderno.
Resumo
[fr] Cette thèse prétend aborder d un point de vue théorique certaines
expérimentations théâtrales contemporaines à partir de leur performativité et des
possibles déplacements qu elles opèrent entre l activité théorique et la pratique
théâtrale. Les contributions de Hans-Ulrich Gumbrecht, ainsi que les recherches
théoriques sur le théâtre entreprises par Josette Féral - qui cherchent à intégrer, de
manière non dichotomique, des doublets conceptuels comme raison et émotion; esprit
et corps; production de sens et production de présence; théorie et pratique - servent
d outils méthodologiques fondamentaux dans le cadre de cette recherche. En partant
des abordages proposés par les théories systémiques et constructivistes, la thèse
aborde le travail du metteur en scène René Pollesch et son insertion ambigüe sur la
scène théâtrale allemande contemporaine, surtout lorsqu il met en parallèle des
éléments de la culture pop et des références théoriques complexes. L abordage de ces
mises en scène cherche à délimiter un emplacement particulier tant à l intérieur du
système théâtral contemporain, comme à l intérieur du système littéraire actuel, à
partir de certains concepts appartenant aux deux champs du savoir, comme les
concepts post-dramatique (Lehmann), performativité (Josette Féral) et postmoderne.
Orientador(es)
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
Banca
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
Banca
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
Banca
MARIA HELENA VICENTE WERNECK
Banca
STEPHAN ARNULF BAUMGARTEL
Banca
TÂNIA ALICE FEIX
Catalogação
2011-05-26
Apresentação
2011-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17549
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF