Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMPLEMENTOS E ADJUNTOS DO VERBO: TENTATIVA DE ORGANIZAÇÃO DO CAOS

Título
[en] COMPLEMENTS AND ADJUNCTS OF THE VERB: ATTEMPT OF ORGANISING THE CHAOS

Autor
[pt] THAIS TIBURCIO DUQUE

Vocabulário
[pt] VALENCIA

Vocabulário
[pt] TRANSITIVIDADE

Vocabulário
[pt] COMPLEMENTO

Vocabulário
[pt] VERBO

Vocabulário
[en] VALENCY

Vocabulário
[en] TRANSITIVITY

Vocabulário
[en] COMPLEMENT

Vocabulário
[en] VERB

Resumo
[pt] Neste trabalho, foi realizada uma revisão crítica do tema na gramática de modelo tradicional, especificamente nas gramáticas de Cunha e Cintra (2001) e de Rocha Lima (2007). Através dessas análises, buscamos comprovar que o modo como o conceito de complementação verbal, bem como as noções de termo complementar e acessório e de transitividade, vêm sendo apresentados tradicionalmente em gramáticas e livros didáticos tem demonstrado algumas lacunas e incoerências que vem causando dificuldades ao ensino/aprendizagem da língua materna. Costuma-se relacionar a transitividade verbal à ideia de completude ou não da informação transmitida pelo verbo, sem levar em consideração a circunstância e o sentido nos quais o verbo está sendo empregado, tampouco a natureza do(s) elemento(s) a ele ligado(s). Observa-se, portanto, que aquilo que se apresenta aos estudantes como a gramática da língua portuguesa é um conjunto de regras que nem sempre leva em consideração a realidade dos fatos linguísticos. Com o propósito de encontrar um caminho de análise que ajudasse a solucionar o problema, foram examinados alguns trabalhos mais recentes que fogem em parte ou totalmente à orientação tradicional, como a Moderna Gramática Portuguesa de Bechara (edição a partir de 1999), a Gramática de usos do português de Moura Neves (2000), a dissertação de Mestrado de Maria Eliana Duarte Alves de Brito (1986) e a Gramática de Valências de Busse e Vilela (1986). Partindo de uma orientação funcionalista e tomando como base os princípios da Gramática de Valências, este trabalho tem por objetivo demonstrar que, no estudo das orações, é preciso que se levem em consideração dois pólos de análise: a sintaxe e a semântica. Sendo o verbo o elemento central da oração, é ele que determina o número de lugares-vazios, além das propriedades morfo-sintáticas e semânticas dos actantes que realizam esses lugares-vazios. Desse modo, a distinção entre objeto direto e objeto indireto da gramática tradicional mostra-se insuficiente, sendo necessário distinguir um número maior de tipos de actantes. Além disso, foi possível detectar, através da análise do verbo como elemento central, quais termos devem ser considerados como actantes (complementos) ou como circunstantes (adjuntos).

Resumo
[en] This work carries a critical review of the traditional model of grammar, specifically the Grammars by Cunha e Cintra (2001) and Rocha Lima (2007). Through these analysis, we seek to prove that the manner how the concept of verb complementation, as well as the notions of complementary and accessory terms and of transitivity, have been traditionally presented in grammar and didactic books present a number of gaps and incoherencies that have been causing difficulties in the teaching/learning of our mother tongue [Portuguese]. Usually verbal transitivity is related to the idea if there is or not a completion of the information transmitted by the verb, without considering the circumstances and meaning in which the verb is being used or the nature of the element(s) connected to it. We can thus state that which is being presented to students as the grammar of the Portuguese language is a set of rules that often doesn’t take into consideration the reality of linguistic facts. Aiming to find an analytical way that could help us to solve the problem, we studied some more recent works that partially or totally escape from the traditional orientation, such as Moderna Gramática Portuguesa by Bechara (the 1999 edition onwards), Gramática de usos do português by Moura Neves (2000), the Master’s thesis by Maria Eliana Duarte Alves de Brito (1986) and Gramática de Valências by Busse e Vilela (1986). Departing from a functionalist orientation and taking as basis the principle of dependency grammar, the goal of this work is to demonstrate that two poles of analysis must be taken into consideration in the study of phrases: syntax and semantic. Being the verb the central element of a phrase, it’s the verb that determines the number of empty-spaces, besides of the morphosyntatic and semantic properties of the actants that convey these empty-spaces. In this way, the distinction between direct and indirect object of traditional grammar comes up as insufficient, being thus necessary to identify a greater number of types of actant. Besides, we were able to distinguish, through the analysis of the verb as central element, which terms must be considered actants (complements) or circumstantial (adjuncts).

Orientador(es)
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM

Banca
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM

Banca
JANETE DOS SANTOS BESSA NEVES

Banca
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2011-05-26

Apresentação
2011-02-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17547@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17547@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17547


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF