Título
[pt] TIPOGRAFIA PARA CRIANÇAS: ESTUDOS DE LEGIBILIDADE
Título
[en] TYPOGRAPHY FOR CHILDREN: LEGIBILITY RESEARCH
Autor
[pt] LETICIA RUMJANEK
Vocabulário
[pt] CRIANCA
Vocabulário
[pt] LEGIBILIDADE
Vocabulário
[pt] TIPOGRAFIA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA
Vocabulário
[en] CHILD
Vocabulário
[en] LEGIBILITY
Vocabulário
[en] TYPOGRAPHY
Vocabulário
[en] METHODOLOGY
Resumo
[pt] Apesar da quantidade de estudos que avaliam a legibilidade de composições e desenhos
tipográficos, poucos consideram crianças em processo de alfabetização. O artigo reúne dados
de estudos recentes com essa faixa etária, pouco difundidos no Brasil. Constatou-se que os
estudos desenvolvidos em instituições ou por profissionais ligados ao design dão maior ênfase
às questões tipográficas; e os estudos desenvolvidos fora do âmbito da atividade, por
pesquisadores nas áreas de educação e psicologia, privilegiam os métodos de pesquisa
empregados. Analisando as diferentes abordagens, pode-se concluir que um maior cuidado
com os dois aspectos produziria resultados mais significativos nesse tipo de pesquisa.
Resumo
[en] Despite the great number of studies evaluating the legibility of typography, few take into
consideration children learning to read and write. This paper gathers data from recent
studies, not well known in Brazil, carried out with that age group. It was possible to notice
that investigations carried out by professionals related to design give more emphasis to
typography, and studies carried out by education and psychology professionals tend to give
more value to the research methods employed. The main conclusion is that a greater care
with both these aspects could lead to more significant results.
Catalogação
2011-05-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17387@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17387@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF