Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TIPOGRAFIA PARA CRIANÇAS: ESTUDOS DE LEGIBILIDADE

Título
[en] TYPOGRAPHY FOR CHILDREN: LEGIBILITY RESEARCH

Autor
[pt] LETICIA RUMJANEK

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] LEGIBILIDADE

Vocabulário
[pt] TIPOGRAFIA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] LEGIBILITY

Vocabulário
[en] TYPOGRAPHY

Vocabulário
[en] METHODOLOGY

Resumo
[pt] Apesar da quantidade de estudos que avaliam a legibilidade de composições e desenhos tipográficos, poucos consideram crianças em processo de alfabetização. O artigo reúne dados de estudos recentes com essa faixa etária, pouco difundidos no Brasil. Constatou-se que os estudos desenvolvidos em instituições ou por profissionais ligados ao design dão maior ênfase às questões tipográficas; e os estudos desenvolvidos fora do âmbito da atividade, por pesquisadores nas áreas de educação e psicologia, privilegiam os métodos de pesquisa empregados. Analisando as diferentes abordagens, pode-se concluir que um maior cuidado com os dois aspectos produziria resultados mais significativos nesse tipo de pesquisa.

Resumo
[en] Despite the great number of studies evaluating the legibility of typography, few take into consideration children learning to read and write. This paper gathers data from recent studies, not well known in Brazil, carried out with that age group. It was possible to notice that investigations carried out by professionals related to design give more emphasis to typography, and studies carried out by education and psychology professionals tend to give more value to the research methods employed. The main conclusion is that a greater care with both these aspects could lead to more significant results.

Catalogação
2011-05-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17387@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17387@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF