Título
[en] DESIGN AND TELEMEDICINE: A PARTNERSHIP TO BE ENCOURAGED
Título
[pt] DESIGN E TELEMEDICINA: DESENHO DE UMA PARCERIA
Autor
[pt] RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Autor
[pt] LUIZA NOVAES
Vocabulário
[pt] ENSINO DE DESIGN
Vocabulário
[pt] TELEMEDICINA
Vocabulário
[pt] DESIGN EM COLABORACAO
Vocabulário
[en] DESIGN EDUCATION
Vocabulário
[en] TELEMEDICINE
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN
Resumo
[pt] O trabalho trata das possibilidades de atuação do designer no campo da telemedicina e
apresenta uma proposta pedagógica para um curso de especialização em Design para Projetos
de Telemedicina. O modelo de processo de aprendizagem, desenvolvido e aplicado ao curso,
é baseado na interação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento, e se propõe a promover a
reflexão sobre o campo ao qual for aplicado, através da produção de experiências práticas. A
proposta surge como desenho de uma parceria entre o design e a telemedicina. Na conclusão
do estudo são feitas considerações sobre design colaborativo, design participativo, e design
centrado no homem.
Resumo
[en] The paper explores possibilities for designers’ performance in the Telemedicine field. It
presents a pedagogic proposal for a Design Specialist Program in Telemedicine Projects. The
academic structure suggested is based on a learning process model that integrates education,
research and development through a trainee program. Grounded on practical experiences, a
reflexive attitude towards the field to which the model is applied is encouraged. The proposal
emerges from a Design-Telemedicine partnership. The pedagogic framework, integrating the
two fields, allows the birth of a space, which aims excellence and innovation in telemedicine.
Considerations concerning collaborative, participatory and human-centered design are
presented.
Catalogação
2011-05-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17384@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17384@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF