Título
[pt] DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Título
[en] DESIGN IN TEACHING AND LEARNING SITUATIONS
Autor
[pt] RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] JOGO
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] GAME
Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] Este artigo refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de
investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo
interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de
Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos
processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais didáticos concretos
e digitais. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, que é um jogo para
auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. A presente investigação
estabelece uma proposta de modelo conceitual e de ação pedagógica para a análise
de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensinoaprendizagem.
Resumo
[en] This paper refers to the study, research and theoretical line of research Design in
Teaching and Learning Situations through an interdisciplinary dialogue between
Design and Education. Through methods and techniques of design it was sought to
identify how this area of knowledge can participate in the processes of teaching and
learning at the setting of learning materials and enhance the process of acquiring
knowledge. The study was guided by the Multi-Tracks, which is a game to help the
acquisition of a second language by deaf children. This research provides a proposal
for a conceptual model of pedagogical action for the implementation of projects
under the line of research Design in Teaching and Learning Situations.
Catalogação
2011-04-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17359@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17359@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF