Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Título
[en] DESIGN IN TEACHING AND LEARNING SITUATIONS

Autor
[pt] RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] JOGO

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] GAME

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] TEACHING

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] Este artigo refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais didáticos concretos e digitais. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual e de ação pedagógica para a análise de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensinoaprendizagem.

Resumo
[en] This paper refers to the study, research and theoretical line of research Design in Teaching and Learning Situations through an interdisciplinary dialogue between Design and Education. Through methods and techniques of design it was sought to identify how this area of knowledge can participate in the processes of teaching and learning at the setting of learning materials and enhance the process of acquiring knowledge. The study was guided by the Multi-Tracks, which is a game to help the acquisition of a second language by deaf children. This research provides a proposal for a conceptual model of pedagogical action for the implementation of projects under the line of research Design in Teaching and Learning Situations.

Catalogação
2011-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17359@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17359@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF