Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ATITUDE DOS CLIENTES DO INSTITUTO DE BELEZA NATURAL

Título
[en] CUSTOMER ATTITUDES TOWARDS THE BELEZA NATURAL INSTITUTE

Autor
[pt] FILIPE RIBEIRO DANTAS

Vocabulário
[pt] BAIXA RENDA

Vocabulário
[pt] ATITUDE

Vocabulário
[pt] AUTOESTIMA

Vocabulário
[en] LOW-INCOME

Vocabulário
[en] ATTITUDE

Vocabulário
[en] SELF ESTEEM

Resumo
[pt] Este trabalho investiga a formação de atitudes dos clientes do Instituto Beleza Natural, um salão especializado em cabelos crespos. Estuda, particularmente, o desenvolvimento de atitudes positivas em relação aos serviços oferecidos pelo Instituto de Beleza Natural, procurando explicar o sucesso da empresa. Foram realizadas várias entrevistas com clientes do Instituto para identificar temas associados tanto às restrições como aos estímulos associados à utilização dos serviços oferecidos. Os resultados indicam um conjunto significativo de temas relacionados à atitude como: desejo de modificar o cabelo, cabelo não cresce, preconceito na escola, cabelo arrumado ajuda a conseguir um emprego, melhora a autoestima, atrai o olhar dos rapazes etc. Todas as temáticas foram analisadas e associadas às problemáticas de acordo com método sugerido por Guerra (2006). As principais problemáticas, como por exemplo, os sacrifícios financeiros para fazer o tratamento no Beleza Natural, as excluídas do Beleza, as que desprezam o Beleza Natural, são analisadas na perspectiva das implicações gerenciais. Algumas dessas implicações podem ajudar empresas que focam em problemas semelhantes. Podem ajudar também as que buscam atender necessidades de consumo nas camadas de baixa renda.

Resumo
[en] This work aims to understand how the attitudes of the clients of Instituto de Beleza Natural (a beauty salon that specializes in afro textured hair) have been fostered. It focuses particularly on the development of positive attitudes regarding the services offered by the Instituto Beleza Natural in order to explain the Instituto’s commercial success. It was decided that the best method to adopt for this research was to undertake several in depth interviews with clients of the Instituto. This approach enabled the researcher to identify themes related not only to the stimuli for using the services offered, but also to pin point the restrictions to them. The results show a significant amount of themes related to attitude, such as the wish for a different sort of hair, hair that won’t grow longer, prejudice at school, neat hair helps to find a job, it helps self-esteem, it attracts the boys’ eyes, and so on. All the themes were analyzed and associated to the problems according to the method suggested by Guerra (2006). The main problems (such as financial difficulties to undergo the treatment at the Beleza Natural, the people who were excluded from it and the ones who scorn it ) are analyzed in the perspective of managerial implications. Some of these implications may be of value for other businesses with similar problems. They may also help those that target catering for the needs of low income clients.

Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
VERANISE JACUBOWSKI CORREIA DUBEUX

Banca
EDUARDO HALPERN

Catalogação
2011-02-15

Apresentação
2010-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16875@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16875@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16875


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