Título
[pt] CRISE E TRANSIÇÃO NA REVISTA DE CULTURA & POLÍTICA (1978-1982): UMA ANÁLISE DO MOMENTO DA ABERTURA
Título
[en] CRISIS AND TRANSITION IN THE REVISTA DE CULTURA & POLÍTICA (1978-1982): AN ANALYSIS OF THE ABERTURA SCENARIO
Autor
[pt] LEONARDO MARTINS BARBOSA
Vocabulário
[pt] NACIONALISMO
Vocabulário
[pt] TRANSICAO POLITICA
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] CONCEPT
Vocabulário
[en] NATIONALISM
Vocabulário
[en] POLITICAL TRANSITION
Vocabulário
[en] SCHOOL
Vocabulário
[en] CONCEPT
Resumo
[pt] O presente trabalho pretende empreender uma análise dos conceitos de crise e transição tal como aparecem na Revista de Cultura & Política. A referida publicação foi produzida no âmbito do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) ao final da década de 1970, com uma proposta clara de intervenção política no contexto que ficou posteriormente conhecido como o da Abertura política brasileira. Duas hipóteses principais são desenvolvidas na dissertação. A primeira é a de que o uso dos conceitos de crise e transição na Revista deve ser compreendido dentro do contexto intelectual denominado o da Escola Paulista, caracterizada, sobretudo, pelas críticas às idéias que esta atribuía ao nacionalismo-desenvolvimentista. A segunda hipótese é a de que os responsáveis pela Revista de Cultura & Política se apropriam de argumentos próprios do referido contexto intelectual com o objetivo de conferir um sentido ao processo político no qual estavam inseridos. Ao mesmo tempo em que argumentos da Escola Paulista são incorporados e organizados em torno dos conceitos de crise e transição, diversas contradições surgem em meio às discussões promovidas no espaço da Revista. Ao invés de constituir um obstáculo, essas contradições entrelaçam-se com a prática política dos intelectuais em questão, que, nesse movimento, tenderam a se engajar na formação do Partido dos Trabalhadores, contribuindo para a construção de alguns dos sentidos históricos que este partido viria a entender e incorporar como seus.
Resumo
[en] This dissertation undertakes an analysis of the concepts of crisis and transition as they appear in the Revista de Cultura & Política (Journal of Culture & Politics). This publication was made under the auspices of the Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC, Center for the Study of Contemporary Culture) in the late 1970’s, with a clear proposal of political intervention in the context that would later be known as the Abertura Política (Political Opening) in Brazil. Two main hypotheses are developed throughout the dissertation. The first one concerns the fact that the concepts of crisis and transition in the Journal should be understood within the intellectual scenario called the Escola Paulista (São Paulo School), characterized, above all, by the criticism to the ideas attributed by its members to developmental nationalism. The second hypothesis concerns the fact that those responsible for the Journal made use of arguments characteristic of the referred intellectual context with the purpose of conferring meaning to the political process within which they were inserted. While the arguments of the Escola Paulista are incorporated into and organized around the concepts of crisis and transition, various contradictions come to light in the discussions promoted in the Journal. Instead of building an obstacle, these contradictions intertwine themselves with the political practice of the intellectuals in question, who, in this movement, were inclined to be engaged in the formation of the Partido dos Trabalhadores (Labor Party), contributing to the construction of some of the historical meanings this party would come to understand and incorporate as their own.
Orientador(es)
LUIS REZNIK
Banca
LUIS REZNIK
Banca
MARCELO GANTUS JASMIN
Banca
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
Catalogação
2011-01-06
Apresentação
2010-08-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16705@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16705@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16705
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF