Título
[pt] TEORIA DA IMPREVISÃO - EVOLUÇÃO E ASPECTOS ATUAIS
Autor
[pt] LUIZA PERRELLI BARTOLO
Vocabulário
[pt] MANUTENCAO
Vocabulário
[pt] EQUILIBRIO
Vocabulário
[pt] CONTRATO
Resumo
[pt] Através do presente trabalho, buscou-se analisar a evolução do tratamento jurídico dispensado aos contratos cujo equilíbrio econômico tenha sido rompido em virtude de uma profunda alteração das circunstancias.
Para tanto, demonstrou-se quais eram os valores dominantes à época da primeira sistematização legal do direito dos contratos, bem como a sua influencia para a consagração do princípio contido no brocardo pacto sunt servanda.
Muito embora a intangibilidade do conteúdo dos contratos parecesse um dogma inabalável, o advento da primeira Guerra Mundial conferiu às iniqüidades toleradas por aquele sistema ? baseado na liberdade e na igualdade formal dos contratantes ? contornos de dramaticidade.
Dessa forma, buscou-se definir quais os fundamentos jurídicos que autorizam a intervenção judicial no conteúdo dos contratos, para garantir o seu equilíbrio econômico ou livrar os contratantes dos excessivamente onerados.
Foram analisadas as diversas teorias que contribuíram para traçar o perfil jurídico da imprevisão e, em seguida, demonstrou-se que medida o ordenamento jurídico brasileiro presidido pelo Código de 1916 acolhia a possibilidade de revisão ou resolução dos pastos cujo equilíbrio tivesse sido rompido em virtude de acontecimentos supervenientes.
Pretendeu-se, ademais, indicar quais os requisitos e os efeitos determinados pelo novo Código Civil brasileiro, que acolheu uma variante de teoria da imprevisão, a teoria da onerosidade excessiva, apontado-se, ainda, a relevância do principio da conservação do negócio jurídico para a definição das soluções jurídicas ali previstas.
Por fim, buscou-se demonstrar a importância da regulação dos efeitos da superveniência de acontecimentos capazes de romper o sinalágma contratual no âmbito do comercio internacional, bem como apresentar quais as soluções engendradas por seus agentes.
Orientador(es)
GUILHERME VALDETARO MATHIAS
Catalogação
2010-09-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16233@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16233
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF