Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OLHARES DO DESIGN SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Título
[en] THE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TEXTBOOKS UNDER THE DESIGN POINT OF VIEW

Autor
[pt] ROMULO MIYAZAWA MATTEONI

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] LIVRO DIDATICO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM VISUAL

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] COURSE BOOK

Vocabulário
[en] VISUAL LANGUAGE

Vocabulário
[en] READING

Resumo
[pt] A presente pesquisa propõe uma análise de livros didáticos de língua portuguesa incluídos no Guia do Livro Didático distribuído pelo MEC para os estabelecimentos de ensino. Visa-se a lançar um olhar que possibilite discussões sobre os mecanismos de avaliação governamentais atuais, o uso da imagem nos livros didáticos, a inserção de outros gêneros discursivos em seu conteúdo e, essencialmente, sobre os lugares do Design junto a produção de livros didáticos no Brasil. Entendendo o objeto de estudo como um gênero discursivo formado por extratos de outros suportes são examinados os pontos que condicionam sua produção, tanto em relação aos objetivos de seu conteúdo - os Parâmetros Curriculares Nacionais -, quanto em relação a sua legitimação enquanto produto didático - Programa Nacional do Livro Didático. Usando teorias sobre gramática, sintaxe visual e multiletramento, na perspectiva do Design na leitura, prioriza-se a análise do livro de língua portuguesa, tanto por ser o principal suporte didático para o desenvolvimento de competências leitoras, quanto por desenvolver tais competências a partir da representação de diversos outros suportes de leitura em seu interior. Como objeto multimodal, resultado da conjugação de linguagem visual e verbal, o livro necessita da participação do designer num trabalho multidisciplinar. Ao examinar as condições de legitimação que definem condições de produção e as amostras de coletâneas em circulação no mercado, conclui-se que há um hiato entre mercado, órgão de avaliação governamental e formação em Design que impede o desenvolvimento de projetos gráficos que explorem substancialmente os parâmetros, que possibilitem uma avaliação que atenda a demanda de uma contemporaneidade imagética e que perceba o profissional em Design não como um finalizador, mas como um agente co-autor presente em todas as etapas de planejamento e produção no mercado editorial para o livro didático no Brasil.

Resumo
[en] This research proposes an analysis of Portuguese textbooks included in the Guia do Livro Didático distributed by the MEC for schools. The main purpose of this analysis is to enable discussions about (a) the current mechanisms for evaluating this kind of book, (b) the use of the image in textbooks, (c) the inclusion of other genres in their content and, essentially, (d) about the possible contribution of designers to the production of textbooks in Brazil. Understanding the object as a genre composed by extracts from other media, we study the points that determine their production, both in relation to the goals of its educational content - the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - and in relation to their official and social approval of the book as a legitimate didactic product – brought by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In light of visual grammar, Gestalt and multiliteracies theories, in the perspective of Design in reading practices, the priority is to exam the main Portuguese teaching textbooks, since it is the main support for reading skills development and a kind of media that can, from the representation of various other media inside, develop reading expertise. As a multimodal object, being the result of the combination of visual and verbal languages, the book requires the participation of the designer in a collective work. In examining the conditions of legitimacy that define the conditions for its production and samples that are in use nowadays, it is concluded that there is a gap between the market, the official textbooks evaluation programs and the Design courses models. This gap prevents the development of graphic designs that understands and explores the parameters, enabling an assessment that meets the demands of the contemporary society and seeing the designer as an co-author needed in all stages of planning and production of textbooks in Brazil.

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
LUIZA NOVAES

Catalogação
2010-08-11

Apresentação
2010-02-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16124@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16124@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16124


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF