Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS ONLINE PARA SELEÇÃO DE LINKS PATROCINADOS

Título
[en] ONLINE ALGORITHMS ANALYSIS FOR SPONSORED LINKS SELECTION

Autor
[pt] LUIZ FERNANDO FERNANDES DE ALBUQUERQUE

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[pt] MAQUINAS DE BUSCA

Vocabulário
[pt] ALGORITMO

Vocabulário
[pt] PROPAGANDA

Vocabulário
[en] INTERNET

Vocabulário
[en] SEARCH ENGINES

Vocabulário
[en] ALGORITHM

Vocabulário
[en] ADVERTISING

Resumo
[pt] Links patrocinados são aqueles que aparecem em destaque nos resultados de pesquisas em máquinas de busca na Internet e são grande fonte de receita para seus provedores. Para os anunciantes, que fazem ofertas por palavras-chave para aparecerem em destaque nas consultas dos usuários, são uma oportunidade de divulgação da marca, conquista e manutenção de clientes. Um dos desafios das máquinas de busca neste modelo de negócio é selecionar os anunciantes que serão exibidos a cada consulta de modo a maximizar sua receita em determinado período. Este é um problema tipicamente online, onde a cada consulta é tomada uma decisão sem o conhecimento prévio das próximas consultas. Após uma decisão ser tomada, esta não pode mais ser alterada. Nesta dissertação avaliamos experimentalmente algoritmos propostos na literatura para solução deste problema, comparando-os à solução ótima offline, em simulações com dados sintéticos. Supondo que o conjunto das consultas diárias obedeça a uma determinada distribuição, propomos dois algoritmos baseados em informações estocásticas que são avaliados nos mesmos cenários que os outros algoritmos.

Resumo
[en] Sponsored links are those that appear highlighted at Internet search engine results. They are responsible for a large amount of their providers’ revenue. To advertisers, that place bids for keywords in large auctions at Internet, these links are the opportunity of brand exposing and achieving more clients. To search engine companies, one of the main challenges in this business model is selecting which advertisers should be allocated to each new query to maximize their total revenue in the end of the day. This is a typical online problem, where for each query is taken a decision without previous knowledge of future queries. Once the decision is taken, it can not be modified anymore. In this work, using synthetically generated data, we do experimental evaluation of three algorithms proposed in the literature for this problem and compare their results with the optimal offline solution. Considering that daily query set obeys some well known distribution, we propose two algorithms based on stochastic information, those are evaluated in the same scenarios of the others.

Orientador(es)
EDUARDO SANY LABER

Banca
MARCUS VINICIUS SOLEDADE POGGI DE ARAGAO

Banca
EDUARDO SANY LABER

Banca
CLAUDSON FERREIRA BORNSTEIN

Catalogação
2010-08-04

Apresentação
2009-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16088@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16088@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16088


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF