Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO DOS PRÊMIOS DE TAMANHO E CONTROLE NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL

Título
[en] VALUATION OF SIZE AND CONTROL PREMIUMS/DISCOUNTS IN MERGERS AND ACQUISITIONS OF COMPANIES IN BRAZIL

Autor
[pt] BRUNO GONCALVES MACEDO

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] PREMIO

Vocabulário
[pt] FUSAO E AQUISICAO

Vocabulário
[pt] DESCONTO

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] PREMIUM

Vocabulário
[en] MERGER AND ACQUISITION

Vocabulário
[en] DISCOUNT

Resumo
[pt] Os tipos e magnitudes de prêmios e descontos nas avaliações de empresas são freqüentemente os maiores responsáveis pelas diferenças entre os valores encontrados pelas partes envolvidas em uma negociação. Os descontos principais são devidos à compra de participação minoritária, ao tamanho e à iliquidez da empresa. Evidências empíricas indicam que esses descontos são substanciais, geralmente bem maiores do que as pessoas imaginam até terem acesso à dados de mercado. O presente trabalho tenta avaliar a existência do efeito tamanho e do efeito controle nas transações de fusões e aquisições (F&A) de empresas de capital aberto no Brasil, utilizando-se como parâmetro o índice preço-lucro (P/L) das transações. A amostra utilizada nesta pesquisa contou com 91 transações de F&A no período compreendido entre janeiro de 1997 a julho de 2008. Neste trabalho, revelou-se que o desconto de tamanho no Brasil, da ordem de 44%, está em linha com estudos realizados na Argentina, da ordem de 50%. Entretanto, o desconto de tamanho foi constatado ser mais do que o dobro relatado pelo mesmo autor nos EUA, da ordem de 20%. Para o caso do efeito de controle, encontrou-se um prêmio da ordem de 187%, bem superior ao reportado em estudos nos EUA (cerca de 32%), ou daquele encontrado em estudo empírico na Argentina (39%), revelando o elevado valor atribuído ao acionista controlador nas empresas de capital aberto no Brasil.

Resumo
[en] Evaluation of size discount and control premium in mergers and acquisition of companies in Brazil. The types and magnitudes of premiums and discounts on business valuations are often the cause for the differences between the values found by the parties involved in a negotiation. Main discounts are due to the purchase of minority interest, the size and illiquidity of the company. Empirical evidence indicates that these discounts are substantial, usually far greater than people realize until they have access to the market data. This paper tries to assess whether the effect size and effect control in the business of mergers and acquisitions (F&A) of publicly traded companies in Brazil, using as a parameter the price-earnings index (P/E) of transactions. The sample used in this survey had 91 transactions in F&A in the period from January 1997 to July 2008. This work revealed that the discount size in Brazil, around 44% is in line with studies conducted in Argentina, in the order of 50%. However, the discount size was found to be more than double that reported by the same author in the U.S., in the order of 20%. In the case of the effect of control, the premium found was approximately 187%, much higher than reported in studies in the U.S. (about 32%) or that found in empirical study in Argentina (39%), revealing the high value assigned to the controlling shareholder in publicly traded companies in Brazil

Orientador(es)
LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA

Banca
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO

Banca
LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA

Banca
KATIA ROCHA

Catalogação
2010-03-15

Apresentação
2009-06-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15384@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15384@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15384


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF