Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INTEGRATED MODELING OF VEHICLE DYNAMICS TOWARDS HOMEOSTATIC CONTROL

Título
[pt] MODELAGEM INTEGRADA DA DINÂMICA VEICULAR PARA CONTROLE HOMEOSTÁTICO

Autor
[pt] ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA

Vocabulário
[pt] CONTROLE NAO LINEAR

Vocabulário
[pt] HOMEOSTASE

Vocabulário
[pt] CONTROLE HIERARQUIZADO

Vocabulário
[pt] DINAMICA VEICULAR

Vocabulário
[en] NON LINEAR CONTROL

Vocabulário
[en] VEHICULAR DYNAMICS

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta uma abordagem de modelagem de sistemas dinâmicos, em conjunção com uma nova proposta de controladores embarcados para veículos automotores. Nesta nova proposta, além de ser possível modificar o controle aplicado à dinâmica veicular, por intermédio da habilitação e desligamento sucessivos de controladores locais específicos, também é possível modificar a complexidade do modelo dinâmico do automóvel, fazendo-o se comportar o mais próximo possível de como o homem o percebe: em partes e com complexidades diferentes à medida que se alteram as situações operacionais. Esta abordagem aproxima o veículo do conceito de homeostase empregado nas ciências médicas, que determina o funcionamento normal do corpo humano. Ela reconhece a capacidade de um controlador hierarquizado de alto nível determinar doses de ações de controle para situações críticas distintas conseguindo, com isso, restabelecer uma condição de estabilidade local que, por consequência, tende a garantir a estabilidade global do veículo. Este trabalho apresenta as considerações teóricas e o princípio dos desenvolvimentos para a obtenção do Controlador Homeostático, junto com simulações e aplicações em casos particulares.

Resumo
[en] This work presents a technique for modeling dynamic systems together with a new proposal for the design and development of embedded controllers for automotive systems. In this new approach not only is it possible to modify the applied controller to vehicle dynamics by simply enabling or disabling successive specific local controllers, but it is also possible to change complexity of the dynamic model of the car. With this approach the designer makes the vehicle behave closer to what is perceived by humans: a vehicle in parts and with different complexities as operational situations may change. This approach approximates the vehicle to the homeostasis concept, employed in medical sciences, which determines the normal behavior of the human body. It recognizes the ability of a high level hierarchical controller to determine small control actions for critical specific scenarios. By that the controller reestablishes local stability and, as a direct consequence, ensures global stability of the vehicle. This work presents theoretical considerations and the initial developments in order to achieve the Homeostatic Controller. It also presents simulations and applications to specific cases.

Orientador(es)
RICARDO TANSCHEIT

Coorientador(es)
MAURO SPERANZA NETO

Banca
RICARDO TANSCHEIT

Banca
MAURO SPERANZA NETO

Banca
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Banca
ROBERTO ADES

Banca
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO

Banca
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA

Catalogação
2010-01-18

Apresentação
2009-07-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14987


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF