Título
[pt] A INTERNET E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DOS SURDOS NO BRASIL: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO EM UM MEIO EXCLUDENTE. ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO COM OS ESTUDOS E A INTERNET, ENFOCANDO ASPECTOS COGNITIVOS, EMOÇÃO E SENTIMENTO
Título
[en] THE INTERNET AND THE BRAZILIAN ON LINE EDUCATION PROGRAMS FOR DEAF PEOPLE: AN INTEGRATION EXPERIENCE INTO AN EXCLUSION PARAMETERS ENVIRONMENT. STUDY ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN THE DEAF PEOPLE AND THEIR OWN STUDIES AND THE INTERNET, FOCUSING COGNITION ASPECTS, EMOTION AND FEELINGS
Autor
[pt] LUIZ CARLOS BARROS DE FREITAS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] LINGUA DE SINAIS
Vocabulário
[pt] SURDO
Vocabulário
[pt] PSICOPEDAGOGIA
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] INTERNET
Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION
Vocabulário
[en] DEAF
Vocabulário
[en] PSYCHOPEDAGOGY
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] INTERNET
Resumo
[pt] A elaboração de interfaces amigáveis e eficientes para a educação a
distância de surdos pela Internet é um problema importante em todos os níveis de
pesquisa e aplicação em Design. Nessa dissertação propomos que os profissionais
desta área tomem conhecimento e considerem as questões intrínsecas à
especificidade da cultura e identidade dos surdos, com enfoque em aspectos
cognitivos, emoção e sentimento, como plataforma fundamental para a elaboração
e aplicação das interfaces que irão compor os ambientes virtuais de educação a
distância pela Internet para surdos.
Resumo
[en] Creating pleasant and successfull interfaces for the Internet based on line
education programs for deaf people is a relevant problem in all levels of
researching and applying into practice in Design. In this dissertation we consider
that the professionals of this area must have know-how and must consider the
intrinsic questions of the specialties of the culture and identity of the deaf people,
having focus in cognitional aspects, emotion and feelings of those people, as a
basic platform to create and applying successfull interfaces for the Internet based
on line education programs for deaf people.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
REGINA CELIA PEREIRA DE MORAES
Banca
KARIN LILIAN STROBEL
Catalogação
2009-12-21
Apresentação
2009-03-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14750@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14750@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14750
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF