Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] NAVEGANDO PELO TUBO: A COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL DE MASSA E OS VÍDEOS TRANSMITIDOS PELO USUÁRIO COMUM

Título
[en] SURFING ON YOUTUBE: THE MASS SELF COMMUNICATION AND THE VIDEOS BROADCASTED BY COMMON USERS

Autor
[pt] DANIELA FERNANDES DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[pt] WEB 2.0

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO DE MASSA

Vocabulário
[en] INTERNET

Vocabulário
[en] WEB 2.0

Vocabulário
[en] MASS MEDIA

Resumo
[pt] Recentemente, de maneira mais extensiva, mas desde o fim da década de 90, um fenômeno pôs em cheque os papéis de quem produz e de quem consome informação no mundo. Esta dissertação procura analisar esse fenômeno na internet, chamado aqui de comunicação individual de massa. Especificamente, o foco deste estudo é o site de compartilhamento de vídeos YouTube, cujo slogan é broadcast yourself, ou seja, transmita você mesmo, e que conta com mais de 78 milhões de vídeos publicados – são cerca de 240 mil filmes adicionados todos os dias. Integrante da fase web 2.0, na qual pessoas comuns passaram a publicar textos, fotos, vídeos, comentários, desenhos e outros tipos de conteúdo na internet, o YouTube, originalmente concebido por três amigos desejosos de compartilhar com outros amigos seus vídeos pessoais, hoje integra o Google Inc., um dos maiores grupos do mercado web. Além das réplicas de conteúdos já exibidos no cinema, na TV e em outros meios, a grande maioria dos vídeos publicados e exibidos no site é totalmente inusitada. Para a análise, foram agrupados os vídeos produzidos por usuários comuns em três categorias: filmes virais, de família e videobiografias. Por meio das análises desses filmes e do diálogo com teóricos, são elaboradas questões atuais, como identidade, autoria e agenciamento coletivo, que parecem refletir bem a sociedade conectada.

Resumo
[en] Recently, more extensively, but since the end of the 90s, a phenomenon has changed the roles of those who produce and consume information in the world. This dissertation attempts to analyze this phenomenon, called here mass self communication, which took place in the internet in recent years. Specifically, the focus of this study is the website YouTube, whose slogan is broadcast yourself, and has over 78 million uploaded videos - about 240 thousand movies are being added there every day. Of the web 2.0 phase, in which ordinary people publish text, photos, videos, comments, drawings and other types of content on the internet, YouTube, originally conceived by three friends willing to share with their group their personal videos, today integrate Google Inc., one of the largest worldwide technology corporation groups. In addition to the large amount of cloned content, copied and digitalized from blockbuster movies, clips, TV soap opera and other sources, most of the videos published and displayed in YouTube are brand new. For the analysis of these videos produced by common users, they were grouped in three categories: viral films, family movies and video biographies. Some selected issues, particularly of identity, authorship and agency are then discussed, raising speculations about the nature and prospects of a interconnected society.

Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
MARIA PAULA SIBILIA

Catalogação
2009-12-10

Apresentação
2009-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14700


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF