Título
[fr] FEU ROUGE: REPRÉSENTATIONS ET PRATIQUES DE LECTURE D ÉLÈVES DU SECONDAIRE D UNE ÉCOLE PUBLIQUE À RIO DE JANEIRO
Título
[pt] SINAL FECHADO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA CARIOCA
Autor
[pt] LUCELENA FERREIRA
Vocabulário
[pt] LEITOR
Vocabulário
[pt] REPRESENTACOES
Vocabulário
[pt] ETNOGRAFIA
Vocabulário
[fr] LECTEUR
Vocabulário
[fr] ETNOGRAPHIE
Resumo
[pt] Esta pesquisa trata da relação de alunos do último ano do ensino médio de
uma escola pública carioca com a leitura, evidenciada em práticas e
representações, tendo como vetor o papel formador da escola neste campo.
Considerando que a leitura é vivenciada diferencialmente no contexto
sociocultural, esta pesquisa pretendeu problematizar a idéia, difundida com
alguma insistência, de que o jovem de hoje não lê. Partindo da questão
primordial o que é ler? e considerando a visão do aluno, pretendeu-se desvendar
o que lê o universo discente pesquisado e, além disso, compreender quando,
como, para que e por que lê (ou não lê), com destaque para as influências do
ensino de língua/literatura neste processo. Na perspectiva adotada, a etnografia
figura como opção teórico-metodológica. O que define a etnografia, para Geertz, é
o esforço intelectual empreendido para a elaboração de uma descrição densa
sobre a cultura estudada, compreendida como texto ou teias de significados que
devem ser interpretados. Os fenômenos educacionais foram observados com o
apoio de conceitos e estratégias do campo antropológico. Investiu-se em um olhar
relativizador, tendo como meta o abandono dos preconceitos etnocêntricos, com
vistas a um descentramento que permita perceber a ótica do outro. O trabalho de
campo incluiu observação participante (em aulas de Língua Portuguesa) e
entrevistas com professora e alunos. A abordagem de representações utilizada
tomou por base os trabalhos de Chartier, que as identifica como esquemas
construídos de classificação e julgamento que organizam a apreensão do mundo
real, sendo sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as geram. As
representações se estabelecem como disposições estáveis e partilhadas, sendo
matrizes de discursos e práticas. A análise dos dados mostrou que, no que diz
respeito à maioria dos alunos, a professora não consegue atingir seu objetivo de
estimular a leitura literária. As práticas escolares de leitura não se constituem em
práticas significativas para a maior parte do grupo pesquisado. As práticas
cotidianas dos alunos, com destaque para as novas formas de leitura e escrita
digitais, não são levadas em conta pela professora. Para analisar sua pedagogia da
literatura, consideramos as circunstâncias do seu contexto de trabalho, no que diz
respeito aos limites e possibilidades da escola e ao contexto sociocultural dos
alunos.
Resumo
[fr] Cette recherche met en évidence la relation entre élèves de dernière année
de l´enseignement moyen d´une école publique à Rio de Janeiro et la lecture,
relation qui a été démontrée dans des pratiques et représentations, ayant pour
vecteur le rôle formateur de l´école dans ce domaine. Considérant que la lecture
est vécue différemment dans le contexte socioculturel, cette recherche a pour
objectif de remettre en question l ´idée que le jeune d´aujourd´hui ne lit pas. En
partant de la question primordiale qu´est-ce que c´est lire ? et en considérant la
vision de l´élève, nous avons voulu découvrir ce qu´il lit et, en outre, comprendre
quand, comment et pourquoi il lit, en tenant compte des influences de
l´enseignement de la langue/littérature dans ce processus. Dans la perspective
adoptée, l´ethnographie est la référence théorique et méthodologique. Les
phénomènes scolaires ont été observés avec l´aide de concepts et de stratégies du
champ anthropologique. En gardant un regard neutre, l´objectif était d´abandonner
les préjugés ethnocentriques pour pouvoir permettre la perception du point de vue
de l´autre. Selon Geertz, ce qui défine l´ethnografie est l´effort intellectuel
entrepris pour l´élaboration d´une description dense sur la culture étudiée,
comprise comme texte ou toiles de signifiants qui doit être interprétées. Le
travail pratique a inclus l´observation (pendant les cours de portugais) et les
entretiens avec l´enseignant et avec les élèves. L´idée de représentations utilisées
lors de cette recherche a été guidée par les travaux de Chartier qui les identifie
comme des schémas de classification et de jugements construits qui organisent
l´appréhension du monde réel. Ces schémas sont toujours déterminés par les
intérêts des groupes qui les produisent. Matrices de discours et de pratiques, ces
représentations s´établissent comme des dispositions stables et partagées.
Orientador(es)
TANIA DAUSTER
Banca
SONIA KRAMER
Banca
TANIA DAUSTER
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
GILBERTO CARDOSO ALVES VELHO
Banca
LUDMILA THOME DE ANDRADE
Catalogação
2009-12-04
Apresentação
2009-05-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14696@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14696@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14696
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF