Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESCOLAS DE PRESTÍGIO E O JOGO CONCORRENCIAL - ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DE WEBSITES ESCOLARES

Título
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE AND THE GAME OF COMPETITION – AN EXPLORATORY STUDY VIA SCHOOL WEBSITES

Autor
[pt] ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM

Vocabulário
[pt] ESCOLHA DA ESCOLA

Vocabulário
[pt] MERCADO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] ESCOLAS DE PRESTIGIO

Vocabulário
[en] CHOICE OF SCHOOL

Vocabulário
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE

Resumo
[pt] A utilização de material de divulgação escolar pela mídia, em especial na internet, vem crescendo bastante nos últimos anos. Tal situação pode ser observada na quantidade de outdoors nas vias públicas, de propagandas televisivas em período de final de semestre letivo e de sites disponibilizados na rede. No jogo concorrencial, os estabelecimentos escolares apostam nos meios de comunicação para se manterem na atual situação de prestígio, bem como para atraírem os grupos sociais que lhes interessam. A dissertação Escolas de prestígio e o jogo concorrencial – estudo exploratório a partir de websites escolares é o resultado da pesquisa desenvolvida em três instituições de ensino de prestígio do município do Rio de Janeiro com o objetivo de analisar os indicadores da concorrência no mercado escolar, tendo por base os websites institucionais. Procurando conciliar os estudos em nível macro e micro, foi utilizado, como corpus de pesquisa, o material já produzido pelo grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, SOCED - o survey aplicado aos pais com filhos na 8ª série e as entrevistas e observações do trabalho de campo -, articulado às entrevistas com profissionais do setor de publicidade das escolas e com o questionário aplicado por correio eletrônico às famílias com filhos em idade escolar e residentes do município do Rio. Baseadas nos estudos sobre o mercado escolar e os processos de escolha da escola é que foram feitas a análise e a interpretação dos dados, numa tentativa de avaliar o papel dos websites escolares nas lutas concorrenciais do campo educacional.

Resumo
[en] The use of school propaganda by the media, mainly on the internet, has increased sensibly in the last years. Such situation may be observed in the signs shown at the public vias, in the television advertisements which take place at the end of the terms and also on the electronic pages available on the web. In the competition game the educational institutions use the means of communication as a way to maintain their prestige, as well as to attract the social groups of their interest. The dissertation Schools of prestige and the game of Competition – an explanatory study via school websites is the result of a research held in three schools of prestige in Rio de Janeiro city, in which the goal was analyzing the indicatives of the competition in the school market based on each institutional website. Conciliating the levels macro and micro, it was used as a research corpus material previously produced by the Sociology of Education Program at Pontifícia Universidade Católica of Rio de Janeiro – SOCED/PUC-Rio – as for example, a survey applied to eighth grade students’ parents who were interviewed – field observation work and interviews with the marketing staff of those schools were made. An electronic questionnaire was applied to families resident in Rio de Janeiro city whose children were in scholar age. The analysis and data interpretation were laid on studies about the school market and the process of choice of schools, as an attempt to evaluate the role of the school websites on the competitive school market.

Orientador(es)
ZAIA BRANDAO

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
ZAIA BRANDAO

Banca
LEA PAIXAO

Catalogação
2009-10-06

Apresentação
2009-04-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14333@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14333@2


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF