Título
[pt] ESCOLAS DE PRESTÍGIO E O JOGO CONCORRENCIAL - ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DE WEBSITES ESCOLARES
Título
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE AND THE GAME OF COMPETITION – AN EXPLORATORY STUDY VIA SCHOOL WEBSITES
Autor
[pt] ANDREA PAULA DE SOUZA WALDHELM
Vocabulário
[pt] ESCOLHA DA ESCOLA
Vocabulário
[pt] MERCADO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] ESCOLAS DE PRESTIGIO
Vocabulário
[en] CHOICE OF SCHOOL
Vocabulário
[en] SCHOOLS OF PRESTIGE
Resumo
[pt] A utilização de material de divulgação escolar pela mídia, em especial na
internet, vem crescendo bastante nos últimos anos. Tal situação pode ser
observada na quantidade de outdoors nas vias públicas, de propagandas
televisivas em período de final de semestre letivo e de sites disponibilizados na
rede. No jogo concorrencial, os estabelecimentos escolares apostam nos meios de
comunicação para se manterem na atual situação de prestígio, bem como para
atraírem os grupos sociais que lhes interessam. A dissertação Escolas de prestígio
e o jogo concorrencial – estudo exploratório a partir de websites escolares é o
resultado da pesquisa desenvolvida em três instituições de ensino de prestígio do
município do Rio de Janeiro com o objetivo de analisar os indicadores da
concorrência no mercado escolar, tendo por base os websites institucionais.
Procurando conciliar os estudos em nível macro e micro, foi utilizado, como
corpus de pesquisa, o material já produzido pelo grupo de pesquisas em
Sociologia da Educação, SOCED - o survey aplicado aos pais com filhos na 8ª
série e as entrevistas e observações do trabalho de campo -, articulado às
entrevistas com profissionais do setor de publicidade das escolas e com o
questionário aplicado por correio eletrônico às famílias com filhos em idade
escolar e residentes do município do Rio. Baseadas nos estudos sobre o mercado
escolar e os processos de escolha da escola é que foram feitas a análise e a
interpretação dos dados, numa tentativa de avaliar o papel dos websites escolares
nas lutas concorrenciais do campo educacional.
Resumo
[en] The use of school propaganda by the media, mainly on the internet, has
increased sensibly in the last years. Such situation may be observed in the signs
shown at the public vias, in the television advertisements which take place at the
end of the terms and also on the electronic pages available on the web. In the
competition game the educational institutions use the means of communication as
a way to maintain their prestige, as well as to attract the social groups of their
interest. The dissertation Schools of prestige and the game of Competition – an
explanatory study via school websites is the result of a research held in three
schools of prestige in Rio de Janeiro city, in which the goal was analyzing the
indicatives of the competition in the school market based on each institutional
website. Conciliating the levels macro and micro, it was used as a research corpus
material previously produced by the Sociology of Education Program at Pontifícia
Universidade Católica of Rio de Janeiro – SOCED/PUC-Rio – as for example, a
survey applied to eighth grade students’ parents who were interviewed – field
observation work and interviews with the marketing staff of those schools were
made. An electronic questionnaire was applied to families resident in Rio de
Janeiro city whose children were in scholar age. The analysis and data
interpretation were laid on studies about the school market and the process of
choice of schools, as an attempt to evaluate the role of the school websites on the
competitive school market.
Orientador(es)
ZAIA BRANDAO
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
ZAIA BRANDAO
Banca
LEA PAIXAO
Catalogação
2009-10-06
Apresentação
2009-04-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14333@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14333@2
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF