Título
[en] A STUDY ABOUT THE PEDAGOGIC COORDINATOR: THEIR IDENTITY, WORK AND IN SERVICE EDUCATION IN DAILY SCHOOL LIFE
Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA IDENTIDADE, SEU TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor
[pt] JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR
Vocabulário
[pt] COORDENADOR PEDAGOGICO
Vocabulário
[pt] COTIDIANO ESCOLAR
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] SCHOOL ROUTINE
Vocabulário
[en] CONTINUED EDUCATION OF TEACHERS
Resumo
[pt] Este estudo teve como objeto os coordenadores pedagógicos que trabalham em
escolas da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro e se
propôs a investigar a identidade do coordenador no exercício de sua função, seu
papel na escola, sua formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de
Educação (SME), e, como ele, a partir da formação recebida, organiza os centros
de estudos na escola com os professores. Os referenciais teóricos utilizados
foram Lourenço (1974), Lück (2006), Candau (2003), Tardif e Lessard (2007),
entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumento
básico de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com 12 coordenadores
pedagógicos que trabalham em escolas localizadas em Jacarepaguá, Barra da
Tijuca, Cidade de Deus e bairros próximos. Os dados revelaram o papel de
mediador desempenhado pelo coordenador entre diretores, professores e
responsáveis. Ele também é o elemento articulador entre a prática da escola e
as políticas da SME. Os coordenadores afirmaram ter autonomia relativa, pois
ressaltaram que são os diretores que tomam as decisões sobre os problemas
existentes nas escolas. As trocas de experiências entre coordenadores
revelaram-se como aspecto mais importante nos espaços de formação continuada
proporcionados pela SME, principalmente no Curso para Docentes do Ensino
Fundamental - Coordenador Pedagógico. Os centros de estudos organizados
pelos coordenadores revelaram-se como espaços privilegiados de formação
continuada dos professores na escola, contudo revelou-se a necessidade de seu
aperfeiçoamento. Os entrevistados apontaram a resistência dos docentes em
dedicar tempo para leitura e falta de interesse como fatores que dificultam a
realização de leituras e estudos de textos mais elaborados.
Resumo
[en] This study has as its object the pedagogic coordinator in public municipal
schools in Rio de Janeiro. The research aims to investigate the identity of the
pedagogical coordinator as a professional, his role in school, the in service
education planned by the Secretaria Municipal de Educação (SME), and based on
he organizes the in service education at study centers in schools for teachers.
The theoretical framework was based on Lourenço (1974), Lück (2006), Candau
(2003), Tardif and Lessard (2007) among others. This is a qualitative study that
has as basic instrument of data collection semi structured interviews with 12
pedagogic coordinators working in Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Cidade de Deus
and neighborhoods. Data reveals the coordinator as mediator between
principals, teachers and parents. He is also the articulating element between
school practice and the political orientations of the SME. They also affirmed that
they have relative autonomy in their work because principals have the final
decision in all school problems. The exchange of experiences between
coordinators reveals the most important aspect of in service education provided by
the SME, especially in the educational course for coordinators. The study
centers organized by the coordinators revealed themselves as privileged spaces
for in-service education of teachers in schools but still need improvement. The
interviewers pointed out the resistance of teachers to devote time to reading and
lack of interest as factors that hinder the achievement of further study.
Orientador(es)
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
Banca
TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Catalogação
2009-10-06
Apresentação
2009-06-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CAPÍTUTO 9 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF