Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A STUDY ABOUT THE PEDAGOGIC COORDINATOR: THEIR IDENTITY, WORK AND IN SERVICE EDUCATION IN DAILY SCHOOL LIFE

Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUA IDENTIDADE, SEU TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autor
[pt] JANE CORDEIRO DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR

Vocabulário
[pt] COORDENADOR PEDAGOGICO

Vocabulário
[pt] COTIDIANO ESCOLAR

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] SCHOOL ROUTINE

Vocabulário
[en] CONTINUED EDUCATION OF TEACHERS

Resumo
[pt] Este estudo teve como objeto os coordenadores pedagógicos que trabalham em escolas da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro e se propôs a investigar a identidade do coordenador no exercício de sua função, seu papel na escola, sua formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e, como ele, a partir da formação recebida, organiza os centros de estudos na escola com os professores. Os referenciais teóricos utilizados foram Lourenço (1974), Lück (2006), Candau (2003), Tardif e Lessard (2007), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como instrumento básico de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com 12 coordenadores pedagógicos que trabalham em escolas localizadas em Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Cidade de Deus e bairros próximos. Os dados revelaram o papel de mediador desempenhado pelo coordenador entre diretores, professores e responsáveis. Ele também é o elemento articulador entre a prática da escola e as políticas da SME. Os coordenadores afirmaram ter autonomia relativa, pois ressaltaram que são os diretores que tomam as decisões sobre os problemas existentes nas escolas. As trocas de experiências entre coordenadores revelaram-se como aspecto mais importante nos espaços de formação continuada proporcionados pela SME, principalmente no Curso para Docentes do Ensino Fundamental - Coordenador Pedagógico. Os centros de estudos organizados pelos coordenadores revelaram-se como espaços privilegiados de formação continuada dos professores na escola, contudo revelou-se a necessidade de seu aperfeiçoamento. Os entrevistados apontaram a resistência dos docentes em dedicar tempo para leitura e falta de interesse como fatores que dificultam a realização de leituras e estudos de textos mais elaborados.

Resumo
[en] This study has as its object the pedagogic coordinator in public municipal schools in Rio de Janeiro. The research aims to investigate the identity of the pedagogical coordinator as a professional, his role in school, the in service education planned by the Secretaria Municipal de Educação (SME), and based on he organizes the in service education at study centers in schools for teachers. The theoretical framework was based on Lourenço (1974), Lück (2006), Candau (2003), Tardif and Lessard (2007) among others. This is a qualitative study that has as basic instrument of data collection semi structured interviews with 12 pedagogic coordinators working in Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Cidade de Deus and neighborhoods. Data reveals the coordinator as mediator between principals, teachers and parents. He is also the articulating element between school practice and the political orientations of the SME. They also affirmed that they have relative autonomy in their work because principals have the final decision in all school problems. The exchange of experiences between coordinators reveals the most important aspect of in service education provided by the SME, especially in the educational course for coordinators. The study centers organized by the coordinators revealed themselves as privileged spaces for in-service education of teachers in schools but still need improvement. The interviewers pointed out the resistance of teachers to devote time to reading and lack of interest as factors that hinder the achievement of further study.

Orientador(es)
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA

Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA

Banca
TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS

Catalogação
2009-10-06

Apresentação
2009-06-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14328@2


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF