Título
[pt] PERCURSOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA-NAVEGAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Título
[en] READING-BROWSING TRAJECTORIES AND STRATEGIES OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS
Autor
[pt] MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Vocabulário
[pt] INTERNET
Vocabulário
[pt] LEITOR
Vocabulário
[pt] HIPERTEXTO
Vocabulário
[en] INTERNET
Vocabulário
[en] READERS
Vocabulário
[en] HYPERTEXT
Resumo
[pt] Nas culturas ocidentais assentadas na lógica de redes tecida na internet,
presenciamos uma transformação no que tange ao suporte, à técnica de produção
textual e às novas possibilidades de receber, apropriar-se e interagir com a
textualidade digital que integra diversas linguagens (verbais e não verbais),
parecendo contribuir para uma gradual instauração de novas maneiras de ler.
Partindo dessa questão, esta tese tem como objetivo principal investigar as
práticas de leitura/navegação empreendidas por jovens universitários ao
desenvolverem buscas temáticas de cunho acadêmico em sites da internet. Para
tanto, o trabalho tem como referência dois tipos de estudo: o que busca
compreender as características e dinâmicas socioculturais subjacentes às redes
interativas da Internet, pautando-se principalmente em Manuel Castells; o que se
dedica à natureza multifacetada do hipertexto, baseando-se em George Landow,
Jay Bolter, Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi e Antonio Carlos Xavier,
entre outros autores. Para completar o estudo teórico, houve necessidade de que se
precisasse a conceituação do termo leitura/navegação, recorte necessário para a
constituição do foco principal desta pesquisa. Assim sendo, foram realizados
estudos apoiados em autores como Stephania Padovani, Leslie Whitaker, Andréa
Garavaglia, Taciana Burgos, Séraphin Alava e Lucia Santaella. A partir dessas
âncoras teóricas, o trabalho adotou como premissa básica a fusão entre os
conceitos de leitura e navegação e baseou-se, sobretudo, nos estudos de Roger
Chartier. A pesquisa usou como desenho metodológico uma investigação de
caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, a
observação, a captura e a gravação do percurso de leitura/navegação e a entrevista
empreendida com os universitários, para que fossem atingidos os objetivos
propostos. Os dados colhidos a partir dessas estratégias produziram um corpo de
conhecimentos sobre as ações de leitura/navegação de uma amostra intencional de
10 jovens universitários, analisadas individualmente, comparadas entre si e
confrontadas com as considerações dos autores acima apontados. Como
desdobramento dessa análise, alguns estilos e algumas estratégias de
leitura/navegação foram identificados, dando a impressão de que estão sendo
(re)inventados pelos jovens. Os resultados alcançados mostram que essas
estratégias estão muito próximas dos mapas de navegação do pensamento
humano, indicando que essa sintonia acentua o uso de práticas socioculturais de
leitura diferentes das anteriormente assumidas pelos leitores e reforçando a ideia
de que a apropriação da textualidade digital delineia novos modos de ser leitor na
contemporaneidade.
Resumo
[en] In western cultures grounded in the networking logic woven on the internet,
one witnesses a transformation in regards to the support, the text production
technique and the new possibilities of receiving, appropriating and interacting
with the digital textuality which encompasses several languages (verbal and nonverbal),
seemingly contributing to a gradual institution of new ways to read.
Based on this question, this thesis aims mainly at investigating the readingbrowsing
strategies carried out by young university students while performing
thematic searches of academic interest on internet sites. To that effect, the work
has two kinds of study as reference: one which tries to understand the sociocultural
characteristics and dynamics present in interactive networks on the
internet, found mainly in Manuel Castells; and one which is dedicated to the
multifaceted nature of hypertext, based on George Landow, Jay Bolter, Ingedore
Koch, Luiz Antônio Marcuschi and Antonio Carlos Xavier, among others. In
order to complete the theoretical study it was necessary to determine the concept
of reading-browsing, a necessary concept for establishing the main focus of this
research. Thus, studies were conducted based on authors such as Stephania
Padovani, Leslie Whitaker, Andréa Garavaglia, Taciana Burgos, Séraphin Alava
and Lucia Santaella. Based on this theoretical groundwork, the thesis adopted as
its basic premise the merging of the concepts of reading and browsing, anchored
mainly on studies by Roger Chartier. The research used as its methodological
design a qualitative investigation, while its data-gathering tools were
questionnaires, observation, capturing and recording the trajectory of readingbrowsing
and interviews conducted with university students, so as to achieve the
proposed goals. The data gathered using these strategies produced a body of
knowledge on the reading-browsing actions of an intentional sample of 10 young
university students, each analyzed individually, compared to the others and
confronted with the considerations of the above-mentioned authors. From this
analysis it unfolded that some reading-browsing styles and strategies were
identified, leaving the impression that they are being re-invented by young people.
The results reached show that these strategies are very close to the browsing maps
of human thinking, indicating that such attunement emphasizes the use of sociocultural
reading practices which are different from those previously held by
readers and reinforcing the idea that the appropriation of digital textuality outlines
new ways of being a reader in modernity.
Orientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA
Banca
STELLA CECILIA DUARTE SEGENREICH
Banca
ANTONIO MAURICIO CASTANHEIRA DAS NEVES
Catalogação
2009-10-06
Apresentação
2009-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327@2
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF