Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ADVERTISING EXPENDITURES OPTIMIZATION UNDER BUSINESS CYCLES UNCERTAINTY

Título
[pt] OTIMIZAÇÃO DOS DISPÊNDIOS DE PUBLICIDADE SOB INCERTEZA DOS CICLOS ECONÔMICOS

Autor
[pt] GRAZIELA XAVIER FORTUNATO

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] INCERTEZA

Vocabulário
[pt] FINANCA

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Vocabulário
[en] UNCERTAINTY

Vocabulário
[en] FINANCE

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Resumo
[pt] Este estudo tem como objetivo principal verificar a contribuição dos dispêndios em publicidade no valor da empresa a partir de um modelo dinâmico e estocástico. O efeito dinâmico capta os impactos dos dispêndios de publicidade na geração de caixa em períodos subseqüentes. O efeito estocástico reflete a incerteza dos ciclos econômicos que influenciam a decisão de quanto gastar. Finalmente, com a otimização é possível comparar se a geração de caixa, sob esses efeitos, é de fato maior. Os resultados indicam evidências de que os dispêndios de publicidade, quando realizado de forma efetiva, contribuem para o valor da empresa. Dados de empresas norte-americanas do setor de consumo discricionário, de 1998 a 2007, foram utilizados para testar empiricamente o modelo proposto. É importante destacar a congruência entre as disciplinas de marketing e finanças, pelo caráter multidisciplinar desta pesquisa.

Resumo
[en] This study has as it principal objective to verify the contribution of advertising expenditures to firm value. To reach this goal, a dynamic and stochastic model was developed. The dynamic effect captures the advertising expenditure impact on the cash flows in subsequent periods. The stochastic effect reflects the uncertainty caused by business cycles that influence the decision as to the amount to be spent. Finally, with optimization it is possible to compare whether the cash flow generated, under these specific effects, is, in fact, higher. The results indicate evidence that advertising expenditures, when effectively spent, can contribute to firm value. Data of American companies of the consumer discretionary sector from 1998 to 2007 were employed to test empirically the proposed model. It is also important to point out the interface between marketing and finance through the multidisciplinary character of this research.

Orientador(es)
WALTER LEE NESS JUNIOR

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
WALTER LEE NESS JUNIOR

Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
ROBERTO MARCOS DA SILVA MONTEZANO

Banca
WALTER MEUCCI NIQUE

Catalogação
2009-09-29

Apresentação
2009-03-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14262@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14262@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14262


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF