Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Título
[en] COMMUNICATIVE COMPETENCE IN WRITING IN THE DEUTSCHES SPRACHDIPLOM (GERMAN LANGUAGE DIPLOMA) AND IN THE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (HIGH SCHOOL NATIONAL EXAMINATION)

Autor
[pt] VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA COMUNICATIVA

Vocabulário
[pt] PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MEDIO

Vocabulário
[pt] EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO

Resumo
[pt] Este trabalho discute as competências e habilidades requeridas dos alunos do Ensino Médio na produção escrita em língua alemã para obtenção do Deutsches Sprachdiplom (DSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja base teórica é o conceito de competência comunicativa, a partir de sua definição no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento de 2001 que rege a elaboração e os critérios de avaliação das provas do DSD. Inicialmente, o trabalho apresenta um levantamento dos estudos lingüísticos desde a Antigüidade Clássica até o surgimento do conceito de competência comunicativa. Nesta fase também são identificadas algumas relações deste conceito com áreas afins, tais como a lingüística textual, a sociolingüística e a pragmática. Em seqüência, o estudo mostra o conceito de competência como proposto no QECR e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), documento que, ao lado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), serve de fundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para discutir a aplicação dos parâmetros propostos para a avaliação da produção escrita em alemão, este trabalho seleciona as provas de redação do DSD - especificamente no nível de proficiência chamado B1 - e do ENEM, com seus respectivos critérios de correção. Por fim, o estudo sugere um trabalho conjunto com a Língua Portuguesa nas escolas, uma vez que a definição de competência comunicativa vale tanto para língua materna quanto para língua estrangeira.

Resumo
[en] This work aims to discuss the competence and skill level requirements in German writing for High School students to obtain the Deutsches Sprachdiplom - DSD - (German Language Diploma). It consists of a bibliographic research based on the concept of communicative competence as defined in the Common European Framework of Reference for Languages - CEFR (2001), a document which rules the elaboration and assessment criteria for the DSD examinations. Initially, this work presents a survey of the linguistic studies from the Classical Antiquity to the advent of the communicative competence concept. In this stage, the connections with some related areas were identified - Textual Linguistics, Sociolinguistics and Pragmatics. Next, the study shows the concept of competence as proposed by CEFR and within the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - 2000 - (High School National Curricular Parameters), a document which, in parallel with Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 1996 - (National Educational Bases and Guidelines Law), and with Orientações Curriculares para o Ensino Médio - 2006 - (High School Curricular Guidelines) serves as basis for the Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - (High School National Examination). In order to discuss the application of the proposed parameters to the writing skill assessment in German, this work selects the DSD essay writing tests - specifically for B1 proficiency level - and ENEM writing tests with their respective criteria for correction. Finally, this study proposes a joint work with the teaching of Portuguese at schools since the definition of communicative competence applies to both the mother tongue and the foreign languages.

Orientador(es)
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA

Banca
MAGALI DOS SANTOS MOURA

Catalogação
2009-09-17

Apresentação
2009-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF