Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PROPOSTAS DE ROTEAMENTO PARA REDES VEICULARES (VANETS) EM AMBIENTES URBANOS

Título
[en] ROUTING PROPOSALS FOR VEHICULAR NETWORKS (VANETS) IN URBAN ENVIRONMENTS

Autor
[pt] HELCIO BEZERRA DE MELLO

Vocabulário
[pt] ROTEAMENTO

Vocabulário
[pt] GRAFO MULTIPLANAR

Vocabulário
[pt] SEMAFORO

Vocabulário
[pt] REDES VEICULARES

Vocabulário
[en] ROUTING

Resumo
[pt] Redes veiculares (VANETs — Vehicle Ad Hoc NETworks) constituem um caso especial de redes ad hoc em que os nós são veículos equipados com uma interface de comunicação sem fio. Esses veículos podem se mover a velocidades elevadas, e a transmissão de dados em cenários urbanos pode ser facilmente bloqueada por prédios ou outros obstáculos. Tais fatores contribuem para tornar a comunicação inter-veicular intermitente, e dificultar o roteamento de pacotes. Um dos principais desafios dos protocolos de roteamento em VANETs é evitar as ruas onde o volume de tráfego esteja baixo, uma vez que a escassez de veículos nessas ruas tende a impossibilitar a propagação de pacotes através delas. Por esse motivo, a informação sobre o volume de tráfego em cada rua é fundamental para se determinar a melhor rota entre dois veículos. Especificamente em cenários urbanos, a mudança de estado dos semáforos provoca uma flutuação do tráfego de veículos ao longo do tempo. Em vista disso, esta tese propõe o TLAR (Traffic Light Aided Routing), um novo algoritmo de roteamento para VANETs que explora a variação de estado dos semáforos para inferir quais ruas oferecerão uma maior probabilidade de sucesso de propagação de pacotes. Resultados de simulação mostram que o algoritmo apresenta um bom desempenho comparado ao de propostas existentes.

Resumo
[en] VANETs (Vehicle Ad Hoc NETworks) are a special case of mobile ad hoc networks where vehicles are equiped with wireless communication interfaces. These vehicles may move at high speeds and data transmission in urban scenarios may easily be blocked by buildings and other sort of obstacles. Such factors contribute to make inter-vehicle communication intermitent and packet routing more difficult. One of the main challenges faced by routing protocols is avoiding low-traffic streets, where the lack of vehicles tend to make packet forwarding impossible. For this reason, traffic information on each street is essential for the computation of the best route between any given two vehicles. Specifically in urban scenarios, traffic light transitions cause significant fluctuations on traffic flow over time. Given this fact, this thesis proposes TLAR (Traffic Light Aided Routing), a new routing algorithm for VANETs that exploits traffic light transition timings in order to determine which streets will offer the greatest probabilities for successful packet forwarding. Simulation results indicate a good performance of this algorithm compared to existing approaches.

Orientador(es)
MARKUS ENDLER

Banca
MARCUS VINICIUS SOLEDADE POGGI DE ARAGAO

Banca
LUIZ FERNANDO GOMES SOARES

Banca
MARKUS ENDLER

Banca
JEAN MARIE ALEXANDRE FARINES

Banca
LUIS HENRIQUE MACIEL KOSMALSKI COSTA

Catalogação
2009-08-25

Apresentação
2009-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14012


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF