Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ANTITHESIS, DYADS, DICHOTOMIES IN THE GAME BETWEEN MEMORIES AND INVISIBILITIES PRESENT AT THE NARRATIVES ABOUT THE HISTORY OF DEAF EDUCATION: A LOOK AT THE INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (1856/1961)

Título
[pt] ANTÍTESES, DÍADES, DICOTOMIAS NO JOGO ENTRE MEMÓRIA E APAGAMENTO PRESENTES NAS NARRATIVAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM OLHAR PARA O INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (1856/1961)

Autor
[pt] SOLANGE MARIA DA ROCHA

Vocabulário
[pt] HISTORIA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] HISTORY

Vocabulário
[en] SPECIAL EDUCATION

Vocabulário
[en] MEMORY

Resumo
[pt] Este trabalho buscou identificar os efeitos de narrativas dicotomizadas para a história da educação de surdos, tendo como campo de investigação o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Apresento uma análise de como o Instituto vem sendo narrado pela produção bibliográfica que se consolidou no campo da educação de surdos, a partir dos anos noventa. A década de 1950, por exemplo, é apresentada, por esses autores, no âmbito estrito do debate linguístico – entre os defensores do ensino através da língua de sinais e os defensores do ensino através da língua oral – de modo antitético e em defesa do ensino através dos sinais. Este percurso de narrativa crítica vem assumindo uma perspectiva de história-tribunal numa lógica de opressores (ouvintes/oralistas) versus oprimidos (surdos/gestualistas). Alguns pioneiros da educação de surdos, dentre eles o francês Jean-Marie Gaspard Itard (1755-1838), são apresentados hoje como anacrônicos em seus tempos por não corresponderem às idéias desse corpo teórico. Considero que a centralidade que essas críticas vêm assumindo opera inúmeros apagamentos e compromete a percepção das interações do campo com o da educação geral. Para a investigação, foram utilizadas fontes de natureza documental e iconográfica além de entrevistas. A compreensão dos processos de memória e história se apoiou, principalmente, em Halbwachs (2006), Le Goff (2003) e Duby (1993) . O estudo apontou que não foi a educação de surdos que não dialogou com a educação regular ou com as políticas nacionais. O que não tem havido é pesquisa sobre esses diálogos.

Resumo
[en] This work tried to identify the effects of dichotomized narratives to the history of deaf education, having as the field of investigation the National Institute for Deaf Education (Instituto Nacional para Educação de Surdos: INES). An analysis of how the Institute has been narrated in the bibliographic production about deaf education since the nineties is carried out and in it there is an opposition between those who maintain the teaching through the Brazilian sign language and those who defend the oral language, in an antithetic way and with a clear defense of the teaching through the sign language. This route of such a critical narrative has assumed a court-history perspective, in an oppressor logic (listeners/oralists) versus oppressed (deaf/gesture adapters). Some pioneers on deaf education, such as the French Jean-Marie Gaspard Itard (1755-1838), are considered anachronic in their times for not corresponding to such nowadays theoretical formulations. I consider that the centrality that these critics have reached causes innumerable invisibilities that affect the perception of the interactions between the field of deaf education and of general education. For this investigation, besides official documents, interviews and letters have been used as research resources. The comprehension about the processes was based on Halbwachs (2006), Le Goff (2003) and Duby (1993). The present study pointed out that it wasn’t the deaf education which hasn’t dealt with the regular education or national politics. We lack research about these dialogues.

Orientador(es)
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ZAIA BRANDAO

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
MIRIAM WAIDENFELD CHAVES

Banca
ROSANA GLAT

Catalogação
2009-08-12

Apresentação
2009-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13970@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13970@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13970


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF