Título
[en] SCHOOL SUCCESS: WHAT THAT REPRESENTS?
Título
[pt] SUCESSO ESCOLAR: O QUE ISSO REPRESENTA?
Autor
[pt] ARLENA MARIA CRUZ DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] IMAGE
Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como questão de estudo as representações sociais de
sucesso escolar para os professores de ensino médio. É um estudo de caráter
exploratório de natureza qualitativa. A metodologia utilizada foi a coleta de
depoimentos de 18 professores através de entrevistas semi-estruturadas nas quais
se buscou a representação do professor para sucesso escolar, bem como os fatores
que o mesmo considerava como sendo importante influência neste sucesso. Além
da entrevista, foi utilizada a apresentação de imagens que deveriam ser escolhidas
como positivas ou negativas na representação de sucesso. O uso das imagens foi
feito como complementação à fala do entrevistado, no intuito de comparar o que é
dito verbalmente com o que é representado simbolicamente. Na análise dos
dados, para cada imagem proposta foi feita uma pesquisa sobre o possível
significado de seus símbolos e como eles poderiam ter interferido nas escolhas
dos professores. Buscou-se identificar as representações sociais de sucesso
escolar presentes nas respostas dadas utilizando o referencial teórico de Serge
Moscovici e Denise Jodelet, ou seja, levantar quais representações foram
elaboradas e compartilhadas sobre este tema e que representariam o senso comum
de nossa sociedade. Foi também proposta uma reflexão sobre o sucesso e
categorizados os fatores considerados como básicos para levar um aluno a obtê-lo.
Os resultados encontrados apontam que sucesso escolar deve ser “medido” muito
além dos muros da escola, não restrito a notas e avaliações. As representações de
sucesso escolar dos professores entrevistados levam-nos a crer que ser um aluno
que atingiu o sucesso é ser alguém que conseguiu satisfazer suas necessidades, em
linha com os termos propostos por Maslow em sua representação da hierarquia
das necessidades do homem.
Resumo
[en] This study aims the social representations of school success for secondary
grade teachers. It has a exploratory character of qualitative nature. The used
methodology comprehends the collection of testimonies of 18 teachers through
semi-structured interviews focusing teacher’s representation of school success, as
well as the factors they believe to have important influence in this success.
Besides the interview, images have been presented to be classified as positive or
negative in the representation of success. The use of images was carried out to
allow comparison among speech and what it is represented symbolically. In data
analysis, for each proposed image an inquiry was done raising the possible
meaning of its symbols, and how they might have influenced teacher’s choices. It
was looked to identify the school success representations among teacher’s
answers accordingly to theoretical referential of Serge Moscovici and Denise
Jodelet, to whom representations are prepared, shared and turns to be the common
sense of our society. A reflection about success was proposed and its causal
factors, understood as necessary to a student manage success, were categorized.
Results point out that school success must be measured beyond school walls, not
limited to grades and evaluations. The representations of school success of the
interviewed teachers lead to believe that a student who managed success is
someone who managed to satisfy his necessities, in line with Maslow’s
framework of human needs.
Orientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Banca
MÍRIAN PAURA SABROSA ZIPPIN GRINSPUN
Catalogação
2009-07-21
Apresentação
2009-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@2
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF