Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SCHOOL SUCCESS: WHAT THAT REPRESENTS?

Título
[pt] SUCESSO ESCOLAR: O QUE ISSO REPRESENTA?

Autor
[pt] ARLENA MARIA CRUZ DE CARVALHO

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] IMAGEM

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] IMAGE

Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como questão de estudo as representações sociais de sucesso escolar para os professores de ensino médio. É um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. A metodologia utilizada foi a coleta de depoimentos de 18 professores através de entrevistas semi-estruturadas nas quais se buscou a representação do professor para sucesso escolar, bem como os fatores que o mesmo considerava como sendo importante influência neste sucesso. Além da entrevista, foi utilizada a apresentação de imagens que deveriam ser escolhidas como positivas ou negativas na representação de sucesso. O uso das imagens foi feito como complementação à fala do entrevistado, no intuito de comparar o que é dito verbalmente com o que é representado simbolicamente. Na análise dos dados, para cada imagem proposta foi feita uma pesquisa sobre o possível significado de seus símbolos e como eles poderiam ter interferido nas escolhas dos professores. Buscou-se identificar as representações sociais de sucesso escolar presentes nas respostas dadas utilizando o referencial teórico de Serge Moscovici e Denise Jodelet, ou seja, levantar quais representações foram elaboradas e compartilhadas sobre este tema e que representariam o senso comum de nossa sociedade. Foi também proposta uma reflexão sobre o sucesso e categorizados os fatores considerados como básicos para levar um aluno a obtê-lo. Os resultados encontrados apontam que sucesso escolar deve ser “medido” muito além dos muros da escola, não restrito a notas e avaliações. As representações de sucesso escolar dos professores entrevistados levam-nos a crer que ser um aluno que atingiu o sucesso é ser alguém que conseguiu satisfazer suas necessidades, em linha com os termos propostos por Maslow em sua representação da hierarquia das necessidades do homem.

Resumo
[en] This study aims the social representations of school success for secondary grade teachers. It has a exploratory character of qualitative nature. The used methodology comprehends the collection of testimonies of 18 teachers through semi-structured interviews focusing teacher’s representation of school success, as well as the factors they believe to have important influence in this success. Besides the interview, images have been presented to be classified as positive or negative in the representation of success. The use of images was carried out to allow comparison among speech and what it is represented symbolically. In data analysis, for each proposed image an inquiry was done raising the possible meaning of its symbols, and how they might have influenced teacher’s choices. It was looked to identify the school success representations among teacher’s answers accordingly to theoretical referential of Serge Moscovici and Denise Jodelet, to whom representations are prepared, shared and turns to be the common sense of our society. A reflection about success was proposed and its causal factors, understood as necessary to a student manage success, were categorized. Results point out that school success must be measured beyond school walls, not limited to grades and evaluations. The representations of school success of the interviewed teachers lead to believe that a student who managed success is someone who managed to satisfy his necessities, in line with Maslow’s framework of human needs.

Orientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO

Banca
MÍRIAN PAURA SABROSA ZIPPIN GRINSPUN

Catalogação
2009-07-21

Apresentação
2009-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@2


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF