Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A HIPÓTESE DA NEUTRALIDADE TEÓRICA E OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] THE HYPOTHESIS OF THEORY NEUTRALITY AND THE LEARNING OBJECTS FOR THE TEACHING OF ENGLISH: A CASE STUDY

Autor
[pt] LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUAS

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA NO ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA

Vocabulário
[pt] OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Vocabulário
[en] LANGUAGE LEARNING

Vocabulário
[en] LEARNING OBJECTS

Resumo
[pt] Esta dissertação é de cunho qualitativo e apresenta o resultado de um estudo de caso no qual três objetos de aprendizagem (OsA) para o ensino de língua inglesa foram avaliados com relação à sua possível neutralidade teórica. Os objetos foram coletados a partir da página virtual da Coordenação de Tecnologia Educacional, via site da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e foram produzidos por professores da rede estadual de ensino que participaram da formação intitulada Mídias na Educação. O conceito de OA aqui adotado é o que os caracteriza como qualquer recurso educacional digital passível de reutilização que apresente quatro características básicas: granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade (Wiley, 2000). Como embasamento teórico para a discussão da neutralidade teórica dos objetos apresentamos as principais teorias de aprendizagem de segunda língua (SLLT – Second Language Learning Theories) discutidas por Lightbown & Spada (1993), Ellis (1997), Brown (2000) e Mitchell & Myles (2004). Avaliamos a possibilidade de reutilização dos objetos em diferentes contextos com vistas à adequação da(s) SLLT(s) que motivam as atividades por eles propostas e verificamos que, embora diversos autores se dediquem à discussão da hipótese da neutralidade teórica dos OsA, a mesma não são se comprovou no conjunto de objetos aqui apresentados.

Resumo
[en] This is a qualitative research which presents the outcomes of a case study involving three learning objects (LOs) devoted to English language teaching. The objects were collected from the Educational Technology Coordination’s site and produced by teachers who have taken a course entitled Educational Medias. Our aim was to investigate the theory neutrality of the digital material selected for the research. The concept of LO adopted here is the one which considers it a digital reusable educational resource showing four principal characteristics: granularity, reusability, interoperability and recoverability (Wiley, 2000). Besides discussing LOs, we also included a chapter on Second Language Learning Theories (SLLT) presenting the main ideas of Lightbown & Spada (1993), Ellis (1997), Brown (2000) and Mitchell & Myles (2004) regarding the issue. We investigated the possibility of reusing the chosen objects in different contexts regarding the adequacy of the SLLT which guides the activities they offer. Although many authors have been discussing the hypotheses of theory neutrality involving LOs, our investigation does not confirm such a possibility when dealing with the selected objects.

Orientador(es)
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL

Banca
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
KATIA CRISTINA DO AMARAL TAVARES

Catalogação
2009-05-05

Apresentação
2008-11-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13424


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF