Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A PROACTIVE MODEL OF SUPPLY CHAIN RISK MANAGEMENT.

Título
[pt] UM MODELO PRÓ-ATIVO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Autor
[pt] VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI

Vocabulário
[pt] GERENCIAMENTO DE RISCOS

Vocabulário
[pt] RESILIENCIA

Vocabulário
[pt] GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Vocabulário
[en] RISK MANAGEMENT

Vocabulário
[en] RESILIENCE

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Resumo
[pt] Uma nova cadeia de suprimentos vem sendo observada nos últimos anos: focada, enxuta, flexível, participativa, contudo frágil, vulnerável. Interrupções já têm sido sentidas pelas empresas, e a sensação de insegurança tem se propagado, com questionamentos a cerca da vulnerabilidade das cadeias. Tornar as empresas resilientes aos fatores aleatórios é o que tem sido buscado nos estudos e pesquisas no mundo, principalmente pelo fato de que se tornar uma empresa resiliente é possuir uma fonte de vantagens competitivas em relação às demais. Aliando-se às pesquisas mais recentes na área de gerenciamento da cadeia de suprimentos, esta tese vem propor um modelo pró- ativo de monitoramento de riscos nos processos essenciais da cadeia de suprimentos, adaptando o modelo Reason de acidente organizacional ao modelo de integração e gerenciamento de processos de negócios de uma cadeia de suprimentos de Lambert e Cooper. Os vetores orientadores para a adaptação foram: o tripé estrutural do modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos proposto por Lambert e Cooper; e o modelo de segurança de aviação da Marinha do Brasil.

Resumo
[en] In the last years a modern supply chain is emerging: focused, lean, flexible, collaborative, nevertheless fragile and vulnerable. Since the disruptions are been perceived by companies in theirs supply chains, the perception of uncertainties and unsafeties have been diffused, and questions about the vulnerability of the supply chains have arisen. Therefore, the studies and researches in supply chain management around the world are trying to make the supply chains resilient to the random factors, mainly because to become a resilient supply chain is to be ahead of the others, getting a competitive gain. Aligning with the recent researches and studies, this thesis is proposing a proactive model of supply chain risk management. The proposed model would monitor the essential process risks along the supply chain by applying the Reason's organizational accident model to the Lambert and Cooper's model of SCM. The guide vectors used are (1) the Lambert e Cooper's conceptual framework of supply chain management model, and (2) the Brazilian navy's model of aviation safety.

Orientador(es)
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
SILVIO ROBERTO IGNACIO PIRES

Banca
KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
HELIO ZANQUETTO FILHO

Catalogação
2009-03-31

Apresentação
2008-08-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13213@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13213@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13213


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF