Título
[en] DISCUSSING THE USE OF THE FOREIGN LANGUAGE TEXTBOOK IN THE CLASSROOM
Título
[pt] QUESTIONANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA
Autor
[pt] IVAN PONCIANO
Vocabulário
[pt] SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] LIVRO DIDATICO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] CLASSROOM
Vocabulário
[en] COURSE BOOK
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Esta pesquisa de caráter qualitativo, interpretativo e naturalista, realizada em sala
de aula e orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright e Miller, 2001;
Allwright, 2003), se define como trabalho-para-entendimento. Trata-se de um trabalho
conjunto feito por professor e alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental visando
promover a reflexão acerca da condição em que os praticantes das atividades de
ensino-aprendizagem se encontram com o intuito de obter um melhor entendimento a
respeito da condição do uso do livro didático de inglês na sala de aula por meio de
atividades pedagógicas com potencial exploratório e, consequentemente, uma
melhoria da qualidade de vida. As produções dos alunos geradas nessas atividades
foram analisadas apoiando-se em conceitos sobre a interação em sala de aula (van
Lier, 1988; Vygotsky, 1978; Allwright e Bailey, 2004), a qualidade de vida (Gieve e
Miller, 2006), o livro didático (Souza, 1999) e as crenças (Araújo, 2006; Barcelos,
2004; Richards e Lockhart, 1994). Os entendimentos atingidos demonstram que os
alunos reconhecem o livro como uma oportunidade de aprendizagem desde que exista
ambiente apropriado. Além disso, há uma evidente preocupação com o professor. A
constatação desses fatos fez com que eles se tornassem mais conscientes da realidade
que vivemos. Foi possível também notar a presença dos princípios da Prática
Exploratória em meio às produções realizadas pelos alunos.
Resumo
[en] This qualitative, interpretive and naturalistic classroom research was
oriented by the principles of Exploratory Practice (Allwright & Miller, 2001;
Allwright, 2003) and conceptualized as work for understanding. Such collective
work was performed by a teacher and his students from the 7th grade, as a way of
promoting practitioner reflection on the use of the English language textbook in
their classroom. Achieving better understanding – and following from that, an
improvement of the quality of classroom life – by fostering that reflection through
potentially exploitable pedagogic activities and improving the quality of
classroom life is the purpose of this study. The results of the activities performed
by the students were analyzed based on notions related to classroom interaction
(van Lier, 1988; Vygotsky, 1978; Allwright and Bailey, 2004), quality of
classroom life (Gieve & Miller, 2006), the textbook (Souza, 1999) and beliefs
(Araújo, 2006; Barcelos, 2004; Richards & Lockhart, 1994). The understandings
reached by the teacher-researcher show that the students see the book as a learning
opportunity only if there is an appropriate working atmosphere in the classroom.
The students’ discourse uncovers an explicit concern with the teacher and has
helped us become more aware of the classroom lives that we lead together and of
our pedagogic work with the book. The principles of Exploratory Practice
resonate in the students’ productions.
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
Banca
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
Catalogação
2009-03-10
Apresentação
2008-09-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13115@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13115@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13115
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF