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Título
[pt] ESTUDO EXPLORATÓRIO DA SOLDAGEM POR FRICÇÃO E MISTURA MECÂNICA DE UM AÇO TRIP 800

Título
[en] EXPLORATORY STUDY OF A TRIP 800 FRICTION SITR SPOT WELDING

Autor
[pt] EVELYN NIGRI

Vocabulário
[pt] SOLDAGEM

Vocabulário
[pt] ACOS DE ALTA RESISTENCIA

Vocabulário
[en] WELDING

Vocabulário
[en] HIGH STRENGTH STEEL

Resumo
[pt] Os aços de alta resistência avançados estão sendo desenvolvidos e usados para a indústria automotiva devido à sua excelente combinação de alta resistência e ductilidade, acarretando na minimização de custo e peso e maximização da segurança. A soldagem por fricção e mistura mecânica a ponto (Friction Stir Spot Welding – FSSW) é uma nova variante do processo de fricção e mistura mecânica (Friction Stir Welding – FSW), que é um processo de soldagem no estado sólido, e pode ser aplicada em uma variedade de indústrias que necessitam de soldagem a ponto como a indústria aeroespacial, automotiva, nuclear, óleo e gás, transporte e outras indústrias que necessitam fazer a junção dos metais usando, geralmente, uma configuração de sobreposição. O presente trabalho é um estudo exploratório para melhor compreensão da soldagem por fricção e mistura mecânica a ponto do aço TRIP 800. Diferentes corpos de prova foram produzidos usando velocidades de rotação da ferramenta de 1600, 2000 e 2400 rpm e tempos de espera de 2s e 3s. Além da caracterização metalúrgica e determinação de microdureza, ensaios de cisalhamento e cross-tension foram realizados para avaliar o desempenho mecânico das juntas.

Resumo
[en] Advanced high strength steels (AHSS) are being developed and are being used for the automotive industry due to their exceptional combination of high strength and ductility, which leads to cost and weight savings and better safety. Friction Stir Spot Welding (FSSW) is a novel variant of Friction Stir Welding (FSW), which is a solid-state joining process without bulk melting and can be applied in a variety of industries that require spot welding such as aerospace, automotive, marine, nuclear, oil and gas, transportation industries and other industries that need to join metals together, generally using an overlap configuration. The present contribution is an exploratory study to a better understanding of a TRIP 800 friction stir spot welding. Different samples were produced using tool rotational speeds of 1600, 2000 and 2400 rpm and dwell time of 2s and 3s. Besides the metallurgical characterization and microhardness determination, lap-shear and cross-tensile tests were carried out to evaluate the mechanical performance of the joints.

Orientador(es)
FERNANDO COSME RIZZO ASSUNCAO

Coorientador(es)
VALTER ROCHA DOS SANTOS

Coorientador(es)
JORGE FERNANDEZ DOS SANTOS

Banca
IVANI DE SOUZA BOTT

Banca
FERNANDO COSME RIZZO ASSUNCAO

Banca
VALTER ROCHA DOS SANTOS

Banca
JORGE FERNANDEZ DOS SANTOS

Catalogação
2009-03-02

Apresentação
2008-08-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13072@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13072@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13072


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