Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SUBTLE RESISTANCIES: FILM CREATION AND PRODUCTION INSTANCIES

Título
[pt] SUTIS RESISTÊNCIAS: CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E INSTÂNCIAS DE PRODUÇÃO DE FILMES

Autor
[pt] JOANA DE OLIVEIRA BREA

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA CINEMATOGRAFICA

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[en] INDUSTRY

Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC NARRATIVE

Vocabulário
[en] ART

Resumo
[pt] Se a tensão entre o fazer artístico e a lógica do mercado assombrou a arte em geral, desde o surgimento da cultura de massa no século XIX, ela esteve presente no cinema já no seu nascimento: para além de sua dimensão de obra de arte, a invenção do espetáculo da projeção fez do filme um bem de consumo coletivo, impondo-lhe métodos de produção industriais e finalidades comerciais. Na contemporaneidade, o declínio das grandes utopias e a expansão do papel do mercado como grande mediador cultural tem, cada vez mais, colocado em xeque o paradigma estético da modernidade, incluindo seu ideal de autonomia. Distanciada das posturas radicais que, outrora, advogavam o confrontamento com o massivo, a arte contemporânea desenvolve sutis formas de resistência que negociam a possibilidade de expressão com sua inevitável condição de mercadoria. Nosso objetivo, nesta dissertação, foi analisar como a tensão entre um ideal de liberdade artística e o filme como produto comercializável se manifesta no cinema contemporâneo. Para isso, buscamos selecionar, como objeto de estudo, filmes que nos permitissem destacar estratégias de negociação entre criação artística e instâncias da produção. A escolha recaiu sobre Quero Ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002), A Natureza Quase Humana (2002) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004). Os dois primeiros foram dirigidos por Spike Jonze, os dois últimos por Michel Gondry e todos tiveram Charles Kaufman como roteirista.

Resumo
[en] If the tension between artistic work and the market`s logic hunted art in general, since the beginning of mass culture in mid nineteen century, it became present in films since its birth: beyond the dimension of work of art, with the invention of the spectacle of projection, films became a largely consumed product which imposed industry production methods and commercial goals. In contemporary days, the decay of utopia and the expansion of the market`s hole as a cultural mediator have put the modern esthetic paradigm in question, including its ideal of autonomy. Far from the radical postures that used to proclaim the confrontation with the massive, contemporary art develops ways of resistance that negotiate the possibility of expression with its undeniable condition of merchandise. Our goal, in this research, is to analyze how the tension between the ideal of artistic freedom and the film as a product happens in contemporary cinema. Therefore, we sought to select, as our object of study, films that allow us to perceive negotiation strategies between artistic creation and production methods. We chose Being John Malkovich (1999), Adaptation (2002), Human Nature (2001) and Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004). The first two had been directed by Spike Jonze, the last two had been directed by Michel Gondry and all of them had been written by Charlie Kaufman.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
RENATO CORDEIRO GOMES

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
ANDREA FRANCA MARTINS

Banca
MARCIO SERELLE

Catalogação
2009-01-10

Apresentação
2008-03-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12940


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF