Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS RELAÇÕES ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS: UM CAMINHO SUSTENTÁVEL?

Título
[en] SOCIAL RESPONSIBILITY IN RELATIONS BETWEEN DESIGNERS AND ARTISANS: A SUSTAINABLE WAY?

Autor
[pt] LUCIANA LOPES DE RESENDE

Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE SOCIAL

Vocabulário
[pt] DESIGN SUSTENTAVEL

Vocabulário
[pt] ARTESANATO

Vocabulário
[en] SOCIAL RESPONSABILITY

Vocabulário
[en] SUSTAINABLE DESIGN

Vocabulário
[en] CRAFTS

Resumo
[pt] Responsabilidade social nas relações entre designers e artesãos: um caminho sustentável? tem como objetivo principal verificar se projetos autodenominados de responsabilidade social entre designers e artesãos podem proporcionar a geração de renda e a preservação das tradições sócio-culturais dos artesãos envolvidos. O foco recai em exemplos de alianças onde empresas ou representantes de empresas ajudam grupos de artesãos ou comunidades a se ajustarem ao mercado fazendo isto explicitamente como uma finalidade social e não simplesmente uma terceirização. Nos interessamos em casos onde a empresa utiliza a expertise específica de seu mercado para a finalidade social e desta forma capacita e/ou promove estes grupos ou comunidades. A partir desta pesquisa foi possível verificar questões sobre as relações entre designers/estilistas e artesãos que influenciaram diretamente o desenvolvimento de produtos artesanais e sua permanência regular em mercados específicos como o mercado da moda.

Resumo
[en] Social responsibility in relations between designers and artisans: a sustainable way? has as its chief objective to investigate whether projects selfstyled as social responsibility between designers and artisans may make it possible to generate income and preserve the social and cultural traditions of the artisans involved. The analysis focuses examples of alliances between companies or representatives of companies helping groups of artisans or communities to adjust to the market and doing so explicitly with a social aim and not just outsourcing. We are interested in cases where the company uses market-specific expertise for social ends and thus enables and/or promotes these groups or communities. From this research it was possible to verify issues related to the relationships between designers/stylists and artisans that directly influence the development of handicrafts and their consistent permanence in specific markets, such as the fashion market.

Orientador(es)
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA

Coorientador(es)
JOHN WILKINSON

Banca
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA

Banca
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Banca
JOHN WILKINSON

Banca
MICHEL JEAN MARIE THIOLLENT

Catalogação
2008-12-10

Apresentação
2008-07-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12569@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12569@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12569


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF