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Título
[en] TEACHING WORK: OF DOORS OPENED FOR THE DAILY LIFE OF A PRISION SCHOOL

Título
[pt] TRABALHO DOCENTE: DE PORTAS ABERTAS PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PRISIONAL

Autor
[pt] ELIZABETH DE LIMA GIL VIEIRA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE JOVENS

Vocabulário
[pt] ESCOLA PRISIONAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO PRISIONAL

Vocabulário
[pt] TRABALHO DOCENTE

Vocabulário
[pt] SABER DOCENTE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE ADULTOS

Vocabulário
[en] ADOLESCENTS EDUCATION

Vocabulário
[en] SCHOOL PRISIONAL

Vocabulário
[en] PRISIONAL EDUCATION

Vocabulário
[en] TEACHING WORK

Vocabulário
[en] TEACHING KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] ADULTS EDUCATION

Resumo
[pt] Esta dissertação visa analisar os saberes, interações e competências utilizadas pelos professores no contexto diferenciado de uma escola prisional. Considera-se que o espaço de realização do trabalho apresenta especificidades tanto em relação às condições para o exercício da atividade, quanto ao objeto de trabalho, o sujeito privado de liberdade. As análises desenvolvidas nesse estudo se apóiam em material empírico produzido junto a dez professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Henrique de Sousa Filho, Henfil, localizada no Complexo Penitenciário de Bangu, na Penitenciária Vicente Piragibe e nos estudos de Maurice Tardif, Claude Lessard, Jacques Therrien e Phillippe Perrenoud sobre o saber da experiência, as interações no espaço escolar e trabalho docente Trabalhamos com alguns princípios da Ergonomia e da Ergologia, que têm como objeto a análise das situações de trabalho, utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas individuais, observações e registros em um diário de campo. Procuramos, entre outras questões, perceber que tipos de movimentos são feitos pelos professores, as atividades que realizam diante das imprevisibilidades do meio, em uma escola situada em cárcere. Os resultados apontam que, embora a prática docente se dê em ambiente insalubre e inconstante, junto a um grupo de alunos, por vezes, emocionalmente comprometido, os professores exercem sua função com satisfação, mesmo apontando as lacunas da formação inicial, a ausência de políticas públicas destinadas à educação prisional e o impacto das normas da prisão sobre a pessoa e o trabalho do(a) professor(a). Constatou-se um investimento pessoal do profissional de ensino que atua nas escolas prisionais como forma de diminuir o hiato existente entre a prescrição e a atividade.

Resumo
[en] This thesis aims to examine the knowledge, skills and interactions used by teachers in the context of a different school prisional.Consider that the area of the work presents both for the specific conditions for the exercise of activity, as the object of work, the private citizen of freedom . The analysis developed in this study are based on empirical material produced with ten teachers in the elementary school and high school II of the School Henrique de Sousa Filho, Henfil, located in the Penitentiary Complex of Bangu, in Penitentiary Vicente Piragibe, and the studies of Maurice Tardif, Claude Lessard, Jacques Therrien and Phillippe Perrenoud learn about the experience, the interactions at school and work teaching. We work with some principles of Ergonomics and Ergologia, which have the object of the analysis work situations, using as instruments of collect of giving individual interviews, comments and registers in a daily one of field. We look for, among others questions, to perceive that types of movements are made by the professors, the activities who carry through ahead of the imprevisibilidades of the way, in a situated school in prision. The results show that while practice teaching is given in unhealthy environment and inconsistent, among a group of students, at times, emotionally committed, teachers exercise their function with satisfaction, even pointing the shortcomings of initial training, the absence of public policies designed to prison education and the impact of the rules of prison on the person and work of teacher. It was a personal investment of professional education in schools which operates prisons as a way of reducing the gap between prescription and activity.

Orientador(es)
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
FRANCISCO DE PAULA NUNES SOBRINHO

Catalogação
2008-11-25

Apresentação
2008-05-20

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12527@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12527


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