Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O JORNAL DO COMMERCIO E A EDUCAÇÃO

Título
[en] THE JORNAL DO COMMERCIO AND THE EDUCATION

Autor
[pt] RENATA DOS SANTOS SOARES

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] ANOS 20

Vocabulário
[pt] JORNAL DO COMMERCIO

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] JORNAL DO COMMERCIO

Vocabulário
[en] HISTORY OF EDUCATION

Resumo
[pt] O objetivo do presente trabalho é oferecer um panorama dos debates acerca da educação no Rio de Janeiro na década de 1920. Para tanto, recorremos à análise dos artigos publicados no Jornal do Commercio, periódico de grande circulação na então capital federal, Rio de Janeiro - a vitrine da modernidade nacional. O Jornal do Commercio possuía um espaço diário para a publicação dos atos oficiais nas colunas Diretoria geral de instrução pública e Diretoria geral de instrução pública municipal, além de artigos diversos, propagandas de colégios, discursos de paraninfos eventualmente publicados no corpo do jornal. Por meio desta análise foi possível visualizar os temas educacionais mais polêmicos e/ou mais recorrentes do período, ou seja, a construção do espaço escolar, o papel da escola primária, a obrigatoriedade escolar, além da abordagem da Educação como agente de progresso nacional, que banhava e se associava a todas as demais questões.

Resumo
[en] The aim of this study is to make a view of the debates about instruction in Brazil in the 1920s. In view of that, we resort to the analysis of the news published at Jornal do Commercio, a newspaper which had huge circulation in capital of Brazil at the time, Rio de Janeiro - the shop window of national modernity. The Jornal do Commercio used to publish every day, in a permanent space of the journal, the determinations of the Diretoria Geral de Instrução Pública (General Board of Public Instruction) and of the Diretoria Geral de Instrução Pública Municipal (General Board of Public Municipal Instruction). Furthermore, the newspaper had published too a diversity of texts such as advertisements of schools and speeches of paraninfos.Through this analysis was possible to have a vision about the educational themes which were more polemical, and/or which have given more attention in the mentioned period, for example, the construction of scholar space, the role of primary school, the compulsory of education. Beyond these, it was a question which all others were associated: the role of Education as the responsible agent for the national progress.

Orientador(es)
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
ZAIA BRANDAO

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
CLARICE NUNES

Catalogação
2008-10-31

Apresentação
2008-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12437@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12437@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12437


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF